Vice-prefeito de Cariré e Secretário da Saúde, participaram de reunião com Governador do Estado e Ministro da Saúde, sobre o combate à dengue

FOTOS: SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE




No último sábado, dia 26 de fevereiro, o vice-prefeito Elmo Aguiar e o secretário municipal da Saúde, Francisco Rosemiro Guimarães, acompanhados do deputado federal e representante de Cariré na Câmara Federal, Aníbal Gomes, participaram de reunião na Escola de Saúde Pública, em Fortaleza, com o vice-governador Domingos Filho e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo comunicado do dr. Francisco Rosemiro Guimarães, "a reunião tinha como objetivos, debater a problemática da dengue no Ceará e firmar compromissos e parcerias entre Municípios, Estado e Ministério da Saúde; além de buscar uma maior responsabilidade de Prefeitos e Secretários no combate ao Aedes aegypti e prevenção à dengue".

Durante a reunião o Ministro da Saúde falou que o Estado do Ceará é um dos 17 Estados de maior risco para epidemia de dengue e, que só o trabalho de prefeitos e secretários, sem a participação da comunidade, não controlará os focos do mosquito e os casos de dengue.

Prefeitos de Cariré e Sobral se unem para o combate ao mosquito da dengue

FOTOS: SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CARIRÉ



Na última quinta-feira, 24 de fevereiro, os prefeitos e secretários da Saúde de Cariré e Sobral, realizaram reunião com as comunidades de Olho D’Água (território municipal de Cariré) e Rafael Arruda (território municipal de Sobral), com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti e prevenir a dengue. No último mês foram encontrados 80 focos entre as duas comunidades, que estão localizadas em zona urbana da divisa entre os dois municípios acima mencionados.

A reunião ocorreu na capela de Rafael Arruda e contou com as presenças de secretários, vereadores e lideranças políticas dos dois Municípios. Durante a reunião, a comunidade ouviu a palavra de prefeitos e secretários da Saúde e alguns comunitários apontaram os principais problemas das localidades.

O Prefeito Antonio Martins firmou compromisso com o Prefeito de Sobral, Veveu Arruda, para o combate ao mosquito transmissor da dengue. O secretário da Saúde, Rosemiro Guimarães, falou das ações já realizadas pelo Município de Cariré, em parceria com o secretário de Infraestrutura, Adauto Eleotério Araújo e em parceria com as escolas locais.

Cariré realizou mutirão contra o mosquito da dengue, na comunidade de Olho D’Água

FOTOS: SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE


Na última quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o Município de Cariré realizou mutirão para combater o mosquito Aedes aegypti e prevenir a dengue, na comunidade de Olho D’Água, Município de Cariré. "No último mês foram encontrados 80 focos entre as duas comunidades, e a necessidade de ações efetivas de controle é imprescindível e imediata", afirmou o secretário muniipal da Saúde de Cariré, dr. Francisco Rosemiro Guimarães, que é mestre em Saúde Pública.

Conforme ainda comunicado de Francisco Rosemiro Guimarães, "durante o mutirão foram realizadas as seguintes ações: limpeza das ruas com 40 garis; retirada de lixo dos terrenos baldios, com uma máquina retroescavadeira, dois caminhões e caçamba; roçagem de mato; retirada de lixo dos quintais; telamento dos tanques de água; distribuição de material educativo e coleta de garrafas pet pelos estudantes e professores das escolas de Olho D’Água e Cacimbas, diretamente nos lares; pesquisa de larvas pelos agentes de endemias; orientação às famílias pela equipe da Estratégia Saúde da Família, de como prevenir a dengue; abertura de valas para melhorar o fluxo da água das chuvas".