Trabalhos de professoras alfabetizadoras de Cariré serão publicados na Coletânea do PNAIC 2014; artigos exitosos serão apresentados nos dias 10 e 11 de fevereiro, durante o Seminário Estadual


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal, visando  assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para que esse compromisso seja efetivado, dentre diversas ações, o PNAIC oferece curso de formação para apoiar os professores que atuam no ciclo de alfabetização a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC. Esses professores pertencem a rede municipal. Ao final do ano letivo os mesmos elaboram um pequeno artigo ressaltando as experiências exitosas vivenciadas por eles, sendo instruídos pelos orientadores de estudos que consequentemente recebem auxilio das formadoras do Pacto. Estes trabalhos são avaliados por uma equipe da instituição formadora que regem as normas estabelecidas em edital e uma delas é a apresentação dos pequenos artigos exitosos que serão apresentados pelos autores em um seminário final previsto para os dias 11 e 12 de fevereiro de 2015.


A coordenadora Local do PNAIC Eloíza Ferreira de Aguiar e os Orientadores de Estudo José Maria Rocha, Francisco de Assis Pereira e Tébia Larisse Ferreira agradecem ao Sr. Prefeito Municipal Antonio Martins e a Secretaria de Educação Dona Virgina Souza Aguiar por aderir e apoiar as ações desenvolvidas por este programa  que é tão importante para os professores alfabetizadores.  O mesmo é um programa inovador, que tem mostrado eficiência, tanto no sentido das formações quanto no material oferecido. Os profissionais envolvidos estão sintonizados com a proposta do programa e realizaram de fato um trabalho positivo em termos de alfabetização e de crescimento do potencial dos professores alfabetizadores. Pois veio inovar e qualificar o ensino da matemática de forma interdisciplinar com a língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Acredito que houve uma excelente aceitação por parte dos profissionais envolvidos do nosso município para com esse programa, pois é de fato a porta de entrada da educação matemática e da alfabetização das crianças. Gostaria também de agradecer aos professores envolvidos neste ciclo de alfabetização dentro do município que se empenhou tanto em suas ações práticas realizadas em sala de aula vivenciando todas as atividades orientadas, que tinham um propósito torna a disciplina de Matemática mais prazerosa despertando nos alunos a descobrirem através do lúdico o conhecimento matemático. Agradeço também todo o núcleo gestor das escolas  municipais que apoiam seus professores e alunos na busca de inovar seus conhecimentos e aprofundarem suas ações no cotidiano em sala de aula. Parabéns a todos os professores envolvidos no programa do PNAIC – 2013 e 2014.


AUTORA DO ARTIGO ESPECIAL:
 Eloíza Ferreira de Aguiar - Gerente Municipal do PAIC e Coordenadora Local do PNAIC – Cariré.





Foto/arquivo