Prefeitura Municipal de Cariré / Secretaria da Agricultura promoveram reunião informativa sobre a vacinação da febre aftosa, seguro safra, problema da falta d'água e estado de emergência

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J. RODRIGUES



A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Agricultura, promoveu no último dia 11 de junho, no auditório da Fábrica de Cultura, desta cidade, uma reunião com os trabalhadores, agropecuaristas e proprietários rurais do município, com os objetivos de prestar esclarecimentos sobre a importância da vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa e o combate à raiva animal, seguro safra e o estado de emergencia pelo qual está passando o município por causa da seca e que já foi decretado pelo prefeito Antônio Martins, no mês de abril do corrente ano.ano. A reunião informativa ou "roda de conversa" foi organizada e coordenada pelo secretário municipal da Agricultura, Paulo Silveira Bastos.

 

O prefeito Antônio Rufino Martins esteve presidindo a mesa dos debates e conclamou a todos, no sentido de vacinar seus rebanhos contra a temida febre aftosa e afirmou que disponibilizará transporte para a compra de milho por parte dos agropecuaristas do município e que existe um projeto para aqusição de dois tratores arados com grades, para aragem das terras férteis das propriedades rurais, no sentido de aumentar a produção no campo.

INCENTIVO PARA QUEM VACINAR 100% DO REBANHO

Outra importante notícia prestada pelo prefeito Antônio Martins aos agropecuaristas é que quem vacinar 100% seu rebanho, a Prefeitura Municipal de Cariré dará um desconto de 10%. E para receber esse incentivo os agropecuaristas devem fazer seus cadastros junto ao setor competente da Prefeitura.

PROBLEMA DA FALTA D'ÁGUA E TOMADA DE PROVIDÊNCIAS

Também foi abordado a situação da falta d'água em alguns recantos do município e que já começa a trazer preocupações aos agropecuaristas. O prefeito Antônio Martins tranquilizou a todos, dizendo que já foi aberta uma licitação para aquisição de carros pipas para abastecer as localidades carentes.

Disse ainda o chefe do Poder Executivo Carireense que serão abertos outros cadastros para construção de placas de cisternas nas propriedades rurais que ainda não foram contempladas com o benefício. Outra boa notícia é que o próprio prefeito Antônio Martins já solicitou à Secretaria dos Recursos Hídricos- SOHIDRA doo Governo do Estado, a construção de 20 poços profundos localidades mais carentes d'água.

CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DÁGUA NAS LOCALIDADES

Por sua vez, o prefeito Antônio Martins trouxe uma mensagem de otimismo e esperança e todos os presentes, afirmando que 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) já estão garantidos para construção de sistemas de abastecimento dágua em 11 localidades do município, beneficiando a mais de 1.000 (mil) famílias. Existem ainda quatro projetos em estudos, que irão garantir 100% de abastecimento d'água em todos os recantos do município de Cariré.

SEGURO SAFRA

Com relação ao seguro safra, o prefeito Antônio Martins declarou aos presentes à reunião informativa que já pagou o seguro safra antecipado e que o Governo do Estado do Ceará irá liberar outra parcela aos produtores rurais de Cariré.

POSTADO POR: Vicente J. Rodrigues - Categoria efetivo / Matrícula 408, da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI). 

STDS de Cariré fez entrega de certificados de conclusão do Curso de Fabricação de Sorvete à alunas assistidas pelos Programas Terceira Idade Cidadã, Projovem Adolescente e Bolsa Família, na localidade de Juré

 
 

Numa promoção da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, foram entregues os certificados de conclusão do Curso de Fabricação de Sorvete, pela primeira vez, na localidade de Juré, no período de 4 a 6 junho, com duração de 20 horas/aula e a participação de 24 alunas que são assistidas pelos Programas da Terceira Idade Cidadã, Projovem Adolescente e Bolsa Família, o qual foi realizado no Anexo da STDS local e ministrado por Rita Augeni Castor da Fonseca, já com larga experiência na área.


FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES

A primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, esteve presente à solenidade e se dirigiu aos presentes dizendo que "o importante é a autonomia financeira das pessoas de baixa renda, pois algumas delas, após participarem de cursos, aprenderam uma profissão e já conseguiram comprar até motos para vender seus produtos na região. Todos têm que acreditar em seus potenciais, procurar investir e melhorar seus negócios, para obtenção de renda própria", enfatizou.

POSTADO POR: Vicente J. Rodrigues - Categoria efetivo / Matrícula 408, da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI).