Secretaria da Saúde de Cariré realizou com pleno êxito, o I Fórum Municipal da Rede Cegonha, abordando o tema: "Acolhimento, Vínculo e Responsabilização"


No auditório da Fábrica de Cultura de Cariré, foi realizado com grande êxito, no último dia 21 de novembro, I Fórum Municipal da Rede Cegonha, tendo como tema central: Acolhimento, Vínculo e Responsabilização. Referido fórum foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Saúde, e contou com as presenças de diversas autoridades constituídas do Município, secretários municipais e profissionais de saúde dos Territórios Estratégia Saúde da Família, além de representantes de órgãos governamentais e não-governamentais e a sociedade civil. 


Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados, assegurar às mulheres alguns direitos, com enfoque para o Planejamento Reprodutivo, Atenção Humanizada, Gravidez, Parto e Puerpério, além de assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. 

Tem ainda a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país, iniciando sua implantação respeitando os critérios: Epidemiológico; Taxa de Mortalidade infantil;Taxa de Mortalidade Materna e Densidade Populacional. 

FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues (0003075/CE - MTE)
GALERIA DE ORADORES
Após a formação da mesa de cerimonial de honra, vários oradores estiveram se pronunciando, destacando-se pela ordem: Francisco Nery Neto (1), líder da bancada da situação na Câmara de Vereadores, o qual esteve representando o prefeito Antônio Martins; o diretor administrativo do Hospital Municipal de Cariré, enfermeiro Raimundo Edilson Lopes (2); a secretária municipal da Saúde, Rita Luíza Braga Honorato (3) e a primeira dama e secretária municipal da Educação, Virgina Souza Aguiar (4). Todos os oradores acima mencionados enalteceram a importância da implantação da Rede Cegonha no município de Cariré/CE, a qual se constitui numa estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito à melhoria da qualidade de vida e da saúde em geral.


Desfeita a mesa do cerimonial, houve a palestra central da secretária da Saúde de Cariré, Rita Luíza Honorato (na foto), a qual abordou os seguintes assuntos: Proporção de Aleitamento Materno Exclusivo e Misto - 0 a 4 meses; Percentual de Gestantes Adolescentes; O Cuidado  no Pré-natal; Saúde Reprodutiva no Mês; Mortalidade Infantil; Mortalidade Materna e Percentual de Partos Vaginais/Cesários.

FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues (0003075/CE - MTE)



Após a palestra central, foi a vez da organização dos grupos de trabalho do I Fórum Municipal da Rede Cegonha, os quais abordaram os seguintes eixos centrais: Eixo 1Planejamento Reprodutivo: Como temos este planejamento nos serviços de saúde de Cariré? Há um planejamento responsável em Cariré? Como podemos assegurar o planejamento reprodutivo?. Eixo 2 – Gravidez, Parto e Puerpério: Como tem sido a assistência ao pré-natal em Cariré? Em relação a assistência ao parto, como estamos acolhendo a gestante na unidade de referência de nível municipal secundário? O puerpério tem sido assistido de maneira global e qualitativa? E o estimulo ao aleitamento materno exclusivo? Como funciona a puericultura?Eixo 3 – Atenção Humanizada: Como trabalharmos a humanização para a clientela feminina que busca o planejamento familiar, o parto e o puerpério?.

FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues (0003075/CE - MTE)



Baseados nas perguntas dos Eixo 1 (Grupo Amarelo), Eixo 2 (Grupo Róseo), e Eixo 3 (Grupo Branco), seus componentes apresentaram várias sugestões serem inseridas nos serviços de saúde, na busca da melhoria da qualidade de vida para mulheres e crianças que serão contempladas pela Estratégia Rede Cegonha, no município de Cariré/CE.

EDIÇÃO DE FOTOS & TEXTOS: