Escola de Educação Infantil Maria José Rodrigues Ponte comemorou o "Dia do Índio" e a 1ª Feira Cultural do Índio

FOTOS:Divulgação/Escola de Educação Infantil Maria José Rodrigues Ponte

A Escola de Educação Infantil Dona Maria José Rodrigues Ponte, situada no bairro "Campo de Aviação", nesta cidade, promoveu a Culminância do Projeto do Índio e a 1ª Feira Cultural do Índio, na última sexta-feira (19), em homenagem ao Dia do Índio, com o objetivo de despertar nos alunos o respeito à cultura indígena e a contribuição desses povos até os dias atuais. O evento foi realizado pelos turnos da manhã e tarde. 


PRONUNCIAMENTO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE CARIRÉ, VIRGINA SOUZA AGUIAR
Como presença marcante ao evento, destacamos a secretária da Educação e primeira dama do município de Cariré, Virgina Souza Aguiar (na foto), que fez um importante pronunciamento, para parabenizar a todos os que integram o Núcleo Gestor, professores, alunos e funcionários da Escola de Educação Infantil Maria José Rodrigues Ponte, pela realização do Projeto do Índio e da 1ª Feira Cultural do Índio. 

Conforme ainda declarações de Virgina Souza Aguiar, esse é um projeto de relevante magnitude que desperta em meio às crianças desta escola de ensino infantil, o respeito e o interesse em preservar a nossa cultura indígena, valorizando os costumes e a cultura dos primeiros habitantes do solo pátrio - os índios.


 PROGRAMAÇÃO DA 1ª FEIRA CULTURAL DO ÍNDIO:

CRIAÇÃO DE SLIDE SHOW: Vicente J.Rodrigues / Fotos:Divulgação/Escola de Educação Infantil Maria José Rodrigues Ponte

 A partir das 7:00 horas aconteceu a 1ª Feira Cultural do Índio, para exposição dos trabalhos realizados durante o Projeto do Índio e um stand das comidas típicas (veja no slideshow acima).

- Turmas do Infantil III - A, B e C: Encenação da música: “Os Dez Indiozinhos";

 FOTOS:Divulgação/Escola de Educação Infantil Maria José Rodrigues Ponte
 

- Turmas do Infantil IV - A, B, C, D: 1) Apresentação do Poema: "Indiozinho". 2) Coreografia: “Vamos brincar de índio". 3) Alunos caracterizados de índios. 4) Coreografia: “Sou filha da índia”. 5) Encenação da música: “19 de Abril”;


- Turmas do Infantil V - A, B e C: 1) Apresentação dos instrumentos musicais. 2) Música: "Os Dez Indiozinhos";

 FOTOS:Divulgação/Escola de Educação Infantil Maria José Rodrigues Ponte

- Turmas do 1º Ano - A, B, C, e D: 1) Apresentação de uma encenação: "Baú encantado". 2) Instrumentos indígenas. 3) Representação da moradia do índio: "A oca". 4) Palavras de origem indígena. 5) Música dos "Dez indiozinhos";

 FOTO:Divulgação/Escola de Educação Infantil Maria José Rodrigues Ponte

- Turmas do 2º Ano - A, B, C e D: 1) Lendas. Moradia e enfeites . 2) Brinquedos. 

FOTOS:Divulgação/Escola de Educação Infantil Maria José Rodrigues Ponte & Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
  
 AGRADECIMENTOS

O Núcleo Gestor da Escola de Educação Infantil Maria José Rodrigues Ponte, representado por Elvilema Feitosa Tabosa (diretora), Goreti Brandão Veras e Aparecida Epaminondas (coordenadoras pedagógicas), agradecem a todos os que contribuíram e se envolveram na realização do Projeto: Prefeitura Municipal de Cariré, Secretaria Municipal da Educação, professores da Educação Infantil e professores do 1º e 2º Anos, alunos envolvidos e funcionários em geral.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.