Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré promoveram a Capacitação Boas Práticas de Manuseio de Alimentos

FOTOS EXCLUSIVAS:VICENTE J.RODRIGUES / BLOG CARIRÉ EM REVISTA

 


Foi realizado nesta cidade, no período de 23 a 24 de outubro de 2012, no auditório do Centro de Convivência do Idoso,  a Capacitação Boas Práticas de Manuseio de Alimentos, numa promoção da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré. O objetivo da realização do evento foi capacitar agricultores familiares e consumidores locais e futuros agricultores que serão contemplados com o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA. A referida Capacitação foi ministrada pela articuladora estadual do PAA, Mônica Maria Macedo e pela instrutora Carine Aragão.

De acordo com as declarações de Mônica Maria Macêdo, "o trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores, que são as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que participam de ações promovidas por entidades socioassistenciais".

Conforme informações de Virgílio Félix de Lima (foto ao lado), assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, "atualmente, quatro produtores rurais locais vêm fornecendo produtos agropecuários para o CRAS Sede. Recentemente, mais três produtores ingressaram no PAA de Cariré, fornecendo os seguintes produtos: doce pastoso da Fábrica de Doce, banana "in natura", queijo, nata e carnes de suíno e ovino. Cada produtor vende até R$ 4.500,00 de produtos ao ano". 

Segundo ainda Virgílio Félix, o mérito do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA está em a produção, comercialização e consumo dos produtos agropecuários serem realizados em Cariré. Os alimentos são comprados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), para serem doados às entidades beneficentes, como o CRAS Sede. 

"A Capacitação Boas Práticas de Manuseio de Alimentos é importante porque visa aumentar o número de produtores que serão beneficiados no ano de 2013, em pelo menos 20 agricultores familiares", finalizou Virgílio.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.