Prefeitura Municipal de Cariré promoverá o "Projeto Educando para o trânsito, Educando para a vida", através dos Agentes do Procidadania

Créditos:Vicente José Rodrigues




Ontem(21), foi realizada uma importante reunião na sede do Procidadania de Cariré, com o objetivo de apresentar e debater os planos e diretrizes, para a implantação do "Projeto Educando para o trânsito, Educando para a vida". Na ocasião, o comandante do Procidadania de Cariré,Francisco Auricélio Pereira Ferreira, falou sobre a metolologia de trabalho que aquele órgão pretende implantar, em benfício da organização e orientação do trânsito, neste Município. Em seguida, a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, disse que a Municipalidade Carireense está preocupada com as ocorrências de acidentes e mortes no trânsito, que estão vitimando os jovens adolescentes de nosso Município. Assegurou total apoio à implantação do citado projeto, em benefício da Educação do Trânsito, em nosso meio. Por sua vez, o instrutor de Trânsito do Procidadania, Antônio Cláudio, apresentou um vídeo sobre as ocorrências e as estatísticas fatais do trânsito em nosso País e a nível local.

Estiveram presentes ao encontro, a diretora da Escola Lucas Rodrigues Brito, de Alto dos Honório, Maria Tatiane Alves e o professor Pedro Azevedo Farias; Antônia Solange Araújo Teles, diretora da Escola Cefisa Aguiar; Iara Ferreira de Aguiar, diretora da Escola Inácia Rodrigues Ferreira,de Cacimbas, além de Jaqueline Dias Martins, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA).

Os objetivos do Programa "Educando para o Trânsito, Educando para a Vida", são os seguintes:"proporcionar às crianças e adolescentes do Município de Cariré, uma aprendizagem que possibilite o envolvimento no trabalho preventivo do trânsito, compreendendo sua utilidade, funcionamento e importância na coletividade, possibilitando às crianças, por meio de atividades variadas, a identificação do que é o trânsito e o que o compõe, incluindo sua sinalização; desenvolver hábitos de pedestre e condutor conscientes; aprender a respeitar as autoridades do trânsito; despertar uma consciência ambiental desde pequenos.Público alvo: Crianças e adolescentes do Município de Cariré, seja da rede pública de ensino, de escolas privadas e, ainda, crianças e adolescentes com deficiência. A meta é atender 500 crianças e adolescentes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental".

Vale salientar que o "Projeto Educando para o trânsito, Educando para a vida", será executado pela Prefeitura Municipal de Cariré, por meio dos Agentes do Procidadania e terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, secretaria da Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, através do Programa Jovem Bombeiro Voluntário.

Na metodologia do projeto, está escrito ainda, que 'Educando para o trânsito, Educando para a vida', "será desenvolvido na sede municipal e nos distritos de Alto dos Honório, Almas, Cacimbas, Jucá e Tapuio e que consistirá em aulas práticas e teóricas de educação no trãnsito, para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de acordo com a demanda. Nos distritos, as aulas serão realizadas uma vez por semana, em duas turmas pela manhã e duas turmas à tarde. Neste último, as aulas serão mnistradas em igrejas ou em associação de moradores. No final do curso, teremos a formatura dos alunos que atingirem o percentual de 85% de presença às aulas e atingir notas acima de sete, nas avaliações aplicadas. Será avaliado, ainda, o comportamento do aluno e o seu poder de transmissão do aprendizado".