Campanha de Doação de Sangue bateu recorde em Cariré, conforme estimativas da Secretaria Municipal da Saúde

FOTOS: SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE


Em Cariré, a Campanha de Doação de Sangue 2011 realizada pela Secretaria Municipal da Saúde/HEMOCE bateu recorde em relação às campanhas anteriores. Dos 118 voluntários a doarem sangue, 60 estavam aptos e doaram. Os demais, em sua grande maioria, tinham tomado a vacina contra a gripe nos últimos dias, fato que interfere na análise laboratorial do sangue, sendo os mesmos dispensados de doarem nesta Campanha, podendo doar nas futuras.
A Campanha envolveu todas as secretarias municipais e as equipes da Estratégia Saúde da Família.

O secretário da Saúde, Rosemiro Guimarães, afirmou que ficou "emocionado com o voluntariado dos cidadãos carireenses e a vontade destes para ajudar o próximo e agradece a todos que colaboraram com a Campanha, direta ou indiretamente".
Segundo ainda o mestre em Saúde Pública, Rosemiro Guimarães, o "sangue doado é utilizado pelo HEMOCE para suprir as necessidades de acidentes, principalmente na Santa Casa de Sobral. Cada cidadão que doou sangue, além de ter direito a uma bateria de exames e reduzir uma semana de trabalho para aposentadoria se for servidor público, tem o direito ao sangue doado, quando na necessidade de transfusão por acidente ou cirurgia".

Realizada nos dias 10 e 11 de maio, a II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso de Cariré, na quadra coberta local

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES






Foi realizada na quadra coberta Raimundo Nery, nesta cidade, a II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso de Cariré, nos dias 10 e 11 de maio, tendo como tema:"O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Âmbito Municipal", promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso-CMDI, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Os objetivos da citada conferência foram os seguintes: sensibilizar a sociedade para o contexto de envelhecimento da população; mobilizar a população, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas de governo; avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso, nas esferas de governos federal, estadual e municipal e eleger dois Delegados Municipais para participarem da III Conferência Estadual dos Direitos do Idoso, a ser realizada em Fortaleza nos dias 17,18 e 19 de agosto de 2011.

Prefeito Antônio Martins visitou as obras de construção das casas populares de Tapuio

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES
Recentemente, o prefeito Antônio Martins esteve realizando mais uma visita ao canteiro de obras das 37 casas populares que estão sendo edificadas na sede do distrito de Tapuio. A obra está sendo construída em parceria com a Defesa Civil do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Cariré e irá beneficiar as pessoas que ficaram sem teto, por ocasião das grandes cheias do Rio Acaraú, ocorridas no inverno de 2009.

O prefeito Antônio Martins foi informado pelo técnico responsável pela obra, que foram concluídas dez casas e já se encontram em construção mais outras 15. Um total de 20 homens estão trabalhando na obra. Vale salientar que unidades habitacionais constarão de uma varanda, sala, quarto, cozinha e banheiro. No planalto em que estão sendo edificadas as casas populares, será formado um novo bairro, que será formado por três ruas e disporá de água, energia elétrica e calçamento.