TCE relaciona 31 prefeituras que estão inadimplentes e podem ficar impedidas de receber recursos do Estado; veja lista

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhou para o governador Camilo Santana, hoje, a relação das 31 prefeituras cearenses que estão em situação irregular com relação ao cumprimento da Lei da Transparência.

Os municípios em situação irregular podem ficar impedidos de receber recursos do Estado, além de outras penalidades determinadas pela legislação. Além do governador, também recebeu a relação encaminhada pelo TCE, o secretário estadual da Fazenda e o Controlador Geral do Estado.

Esta é a primeira manifestação do TCE em relação a prefeituras inadimplentes com suas obrigações da Lei da Transparência, desde quando começou a atuar na fiscalização das contas e atos administrativos dos 184 municípios em razão da extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Secretaria Municipal da Educação de Cariré-CE promoveu um seminário e o lançamento oficial do "Projeto Eu Chego Lá"


Na última terça-feira, dia 5 de setembro, no auditório da Escola Francisco Hermínio, aconteceu um seminário com a participação de todos os diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Foi um rico momento de reflexão e intervenção dos resultados do SPAECE e do Protocolo PAIC.

O precioso momento foi conduzido pela equipe da CREDE 06/Sobral, composta pela orientadora da CECOM-CREDE 06, Maria Eliane Maciel de Albuquerque, Conceição Lino, gerente regional do MAIS PAIC e Solange Freire, do Eixo da Alfabetização. 

🔺 Carmiranda Almeida Miranda, secretária municipal da Educação, procedendo à leitura dos excelentes resultados obtidos pela educação de Cariré, no SPAECE e PAIC.

Foram apresentados os gráficos com os percentuais dos descritores em leitura e escrita do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Ressaltamos a importância desse grandioso momento que contribuirá cada vez mais para a melhoria dos indicadores educacionais do nosso município.

Na oportunidade foi feito o lançamento do Projeto Eu Chego Lá, que é uma iniciativa do prefeito de Cariré, Elmo Aguiar, e destina-se aos alunos desde o Infantil V ao 9ºAno, que apresentam dificuldades na aprendizagem e, consequentemente, com baixo rendimento escolar.

🔺Primeira dama Mirna Lima Aguiar promoveu o lançamento do Projeto Eu Chego Lá, representando o prefeito Elmo Aguiar.

Ao se propor o presente projeto, acreditamos que se pode contribuir de forma bastante motivada e significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos que não conseguem apreender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita e cálculos matemáticos.

Objetivos do Projeto Eu Chego Lá:
➤ Premiar os alunos que apresentarem evolução na aprendizagem; 
➤ Oferecer às crianças, alvo do projeto, atividades diversificadas que minimizem o fracasso escolar melhorando sua autoestima; 
➤Também objetiva-se proporcionar situações compatíveis com os objetivos educacionais, metodologias e conteúdos programáticos das séries iniciais e do Ensino Fundamental II e o domínio por parte dos professores do conhecimento pedagógico e científico da aprendizagem da criança com dificuldades. 
➤Os alunos encaminhados são aqueles que apresentam defasagens na aprendizagem (leitura, escrita, oralidade, raciocínio lógico-matemático), avaliados diagnosticamente por uma equipe formada pela professora regente da turma, coordenadora pedagógica e equipe responsável pelo projeto.

Serão premiados:
➤Os dez alunos que obtiverem melhor evolução de setembro a novembro, concomitantemente em seus anos séries;
➤O aluno que atender a todos os critérios exposto neste projeto ganhará uma bicicleta, além do certificado de Eu Cheguei Lá e uma medalha. 
➤O aluno que se classificar em segundo lugar dentro dos critérios exigido será premiado com uma mochila com a logomarca do Projeto Eu Cheguei Lá, certificados e medalhas.
➤O professor cujos alunos sejam premiados receberá o valor de R$ 50,00 por aluno contemplado.



CONVITE - Dia 12 de setembro, às 8h, haverá o lançamento do "Programa Criança Feliz", no Centro do Idoso de Cariré-CE


DIVULGAÇÃO: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré-CE