Rio Acaraú passa por situação preocupante de assoreamento; se medidas não forem tomadas por parte dos governantes, poderá apresentar futuras catástrofes

Rio Acaraú, que banha 18 municípios da região Norte do Ceará, passa por estado de preocupante assoreamento. Se medidas não forem tomadas pelos governantes, o grande rio poderá passar por várias catástrofes num futuro bem próximo
As imagens acima foram captadas hoje (7) pela manhã, quando nossa reportagem esteve nas localidades de Marrecas e São José (município de Groaíras) e Daniel (município de Cariré), visitando o grande Rio Acaraú, o qual vem passando por uma situação preocupante de assoreamento, ocasionado por acúmulo de lixo, entulho e outros detritos jogados no fundo do rio, além do constante desmatamento das matas ciliares. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando até enchentes em épocas de grandes quantidades de chuvas.

Para evitar o temível assoreamento do Rio Acaraú é importante uma intervenção do homem para evitar catástrofes. A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios. Urge, portanto, que medidas sejam tomadas pelos governantes, com projetos de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento dos rios. Este, consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio, além de conscientizar a população para não jogar lixo nas margens do rio. 

DADOS GEOFÍSICOS DO RIO ACARAÚ:

O Rio Acaraú é um rio que banha o estado do Ceará, no Brasil. Nasce na Serra das Matas, um dos pontos mais altos da região. Saindo de Monsenhor Tabosa, em pleno sertão, percorre 320 quilômetros. Corta Sobral, uma das cidades mais importantes do Ceará. Banha 18 municípios e chega ao mar, em Acaraú. Nessas regiões, as chuvas são restritas e, por causa do calor, a evaporação é altíssima. Conclusão: evapora muito mais do que chove e a água some dos leitos. A terceira e última nascente fica a mais de mil metros de altitude, em São Gonçalo. Está toda pisoteada, sem nenhuma proteção.

Fica situado na parte norte do estado. Teria habitado, às margens desse rio, até os séculos iniciais da colonização portuguesa, o grupo indígena brasileiro dos tremembés1 . Segundo outras fontes, nasce na Serra do Machado, em Itatira. Lança-se no Oceano Atlântico por meio de dois braços: Cacimba e Mosqueiro. Banha as cidades de Acaraú, Tamboril, Pires Ferreira, Sobral, Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz e Cruz, entre outras.

Açudes


Nesta bacia, estão construídos alguns dos mais importantes açudes cearenses: o Edson Queiroz, em Santa Quitéria; o Forquilha, no município do mesmo nome; o Aires de Sousa (ou "Jaibaras"), em Sobral, além do Paulo Sarasate (ou "Araras"), que está construído sobre o leito do Rio Acaraú e cuja barragem está localizada no limite dos municípios de Varjota e Santa Quitéria

NOTA AO PÚBLICO - Coordenação do CRAS Sede informa que a primeira dama Virgina Souza prioriza os direitos da criança e do adolescente do município de Cariré/CE



O município de Cariré prioriza muito os valores da primeira infância. Busca através de projetos e programas o conforto e o bem estar de nossas crianças e adolescentes. Isso se dá graças a constante ajuda da população que participa em peso das nossas causas. Além disso, contamos muito com a ajuda de nossos governantes, grande exemplo disso é da nossa primeira dama Virgina Souza Aguiar, que preza e zela muito pelas nossas crianças e adolescentes. 

Aconteceu recentemente, em nossa cidade, o caso de algumas crianças estarem procurando “sobras” de comida em pontos de coleta de lixo. Alguns moradores registraram o ocorrido e postaram em redes sociais. Imediatamente a Sra. Virgina, que mesmo ausente, está sempre em contato direto com o Município, procurou as autoridades responsáveis através de telefonema, no caso o Conselho Tutelar da cidade e o Conselho da Criança e do Adolescente (CMDI), que trabalha em parceria para melhor atender a demanda desses casos

Sabemos que a conscientização de que a criança e o adolescente possuem de fato os direitos previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é de que todos os recursos - humanos e materiais - que forem alocados em seu benefício devem ser contabilizados como investimento significando que eles, na realidade, passaram a ser prioridade municipal e, acima de tudo, nacional. Considerando que negligência é descuido, incúria, desleixo, estes agentes sociais são negligenciados de várias formas, que passam pela família, pelas relações de trabalho, por vários níveis da vida em sociedade e, no limite, pelo Estado. Qualquer tipo de ação que não atenda às suas necessidades básicas de alimentação, moradia, educação, saúde, lazer constitui descuido, incúria e desleixo e é, portanto, considerada negligência. As famílias das crianças envolvidas são beneficiárias do Programa Bolsa Família, recebendo o valor de R$ 200,00 uma e R$ 300,00 a outra. Já estão sendo acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) através do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento integral às Famílias), através de acompanhamento com a assistente social e a psicóloga. Além disso, as crianças foram inseridas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos ofertado pela STDS. Parabéns a Sra. Virgina Souza Aguiar, pelo total empenho e dedicação para com as nossas crianças e adolescentes. (Nota de autoria da Coordenação do Centro de Referência da Assistência Social –CRAS Sede). 
ENTREVISTA COM O CONSELHO TUTELAR DE CARIRÉ

1) Coordenação do CRAS: Quais os tipos de negligência mais encontrados no município de Cariré?
Conselho TutelarMães que deixam seus filhos com os avós abandono; adolescentes e crianças na rua fora de hora; mães que segam a vacinar os filhos; falta de acompanhamento aos filhos na escola. 

2) Coordenação do CRAS: Quais as devidas providência que o Conselho Tutelar (CT) toma em relação a essas negligências?
Conselho Tutelar: Notificamos os pais a virem até o Conselho e aqui conversamos e orientamos. E os casos que não são da nossa competência encaminhamos para o Ministério Público.


3) Coordenação do CRAS: Que acompanhamento o Conselho Tutelar (CT) realiza depois das ações realizadas? 

Conselho Tutelar: Fazemos o acompanhamento com visitas às famílias; encaminhamos para o CRAS e para os programas socioeducativos. 

4) Coordenação do CRAS: Quais são os principais parceiros do Conselho Tutelar (CT)? 
Conselho Tutelar: Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (Ação Social), da Educação e da Saúde; CRAS; Prefeitura Municipal. 

5) Coordenação do CRAS: Que recados vocês deixam aos pais que são negligentes? 
Conselho Tutelar: Que procurem acompanhar mais seus filhos, sempre orientando que não desistam dos seu papel de pai. 

(NOTA DE AUTORIA DA COORDENAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL –CRAS DA SEDE).