"I Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde" visitou a cidade de Cariré e apresentou a Política Nacional de Educação Popular em Saúde

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Na última quarta-feira, dia 12 de junho, a cidade de Cariré (CE) recebeu a I Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde, que objetiva contribuir com a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, no sentido de articular o conjunto dos atores sociais, institucionais e comunitários, no que diz respeito a discussão acerca da implementação desta política no âmbito dos municípios envolvidos, com base nas situações limites e potencialidades locais,  contribuindo com a reafirmação dos princípios do SUS e o compromisso com a garantia do direito à saúde, à melhoria da qualidade de vida e à diminuição das desigualdades sociais, alicerçadas na ampliação da democracia participativa no setor saúde, promovendo o fortalecimento do protagonismo popular na defesa dos direitos e garantias sociais. 

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

O evento foi realizado no auditório da Fábrica de Cultura e contou com participação de representantes de associações comunitárias, pastorais da Igreja, profissionais da saúde, vereadores, secretários municipais, além de outros segmentos sociais. Compuseram a mesa de honra do cerimonial, o prefeito de Cariré, Antônio Rufino Martins, a primeira dama e secretária municipal da Educação, Virgina Souza Aguiar, o presidente da Câmara Municipal, Doriedes Honório de Sousa, a secretária municipal da Saúde, Rita Luisa Braga Honorato, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Douglas Farias, a secretária municipal de Finanças, Águida Martins, e o representante da Caravana da Equidade e Educação Popular do Ceará, Zeca Gonçalves.

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
 
Diversos oradores fizeram uso livre da  palavra, destacando-se o prefeito Antônio Rufino Martins (nas fotos acima), que agradeceu aos promoventes do Projeto Cirandas da Vida e Caravana de Mobilização Popular, pela inclusão de Cariré na relação dos 20 municípios do Estado do Ceará que serão visitados pela referida caravana, destacando a importância da implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde e, ao mesmo tempo, solicitou o engajamento e empenho de toda a comunidade local, para a implantação do referido projeto no município de Cariré (CE).
FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista 

Desfeita a mesa do cerimonial, foram realizadas as apresentações cenopoéticas, por parte dos atores/educadores sociais Edivan Florêncio, Paulo Nogueira, Romell Parente e Zeca Gonçalves e, logo após, houve formações de círculos ("rodas de conversas"), com presenças de representantes de vários segmentos da comunidade, enfocando o tema "Política Nacional de Educação Popular em Saúde". Também foram realizadas diversas dinâmicas, com o objetivo de descontrair e promover a socialização dos participantes.

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista


 


Em seguida, aconteceu a formação dos grupos de trabalhos, com a finalidade de debater e apresentar as propostas, enfocando os seguintes temas: "Educação Popular e Conhecimento", "Cultura e Arte Popular", "Construção Compartilhada (Intersetorialidade)" e "Cuidado em Saúde", sempre acompanhados e orientados pelos educadores sociais acima mencionados. 

 FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
 

Após os trabalhos de grupos foram então apresentadas  as propostas, as quais estiveram sendo  intercaladas com apresentações de encenações de arte popular, enfocando a saúde pública.

POSTER ESPECIAL:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.