Dia Internacional da Mulher foi comemorado com aulão de aeróbica, palestra e curso; programação da Semana da Mulher em Cariré vai até dia 11 de março

TEXTO & FOTOS: VICENTE J.RODRIGUES





A programação da Semana da Mulher 2012 em Cariré teve prosseguimento ontem (8), Dia Internacional da Mulher, quando às 7h30, no Galpão de Feirantes, foi realizado um aulão de aeróbica, para as mulheres da Terceira Idade Cidadã, ministrado por profissionais educadoras físicas da "Fitness Academia", desta cidade. O evento contou a presença da primeira dama de Cariré, Virgina Souza Aguiar, que também participou dos exercícios de aeróbica. Ao final, também houve sorteio de brindes às senhoras presentes.

FOTO: MIRNA MORAES


Terminado o aulão, foi realizada uma palestra com o tema: "Saúde da Mulher", a cargo da direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cariré, tendo como local o auditório do próprio Sindicato, evento esse que contou com a participação de grande público feminino e onde também foi promovido sorteio de vários brindes às senhoras participantes, o qual foi realizado pela primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar.

FOTOS & TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES




Enquanto isso, ainda fazendo parte da programação da Semana da Mulher em Cariré 2012, aconteceu hoje (9), sexta-feira, às 15:00 horas, o encerramento do Curso de Beneficiamento da Banana, no distrito de Alto dos Honório, o qual foi realizado no período de 7 a 9 de março, nos turnos da manhã/tarde e que contou com a participação de 16 mulheres da comunidade local, sendo ministrado pela sra. Maria Lenir Soares Ferreira, instrutora do SENAR-CE.

O referido curso foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, em parceria com o SENAR-CE. Todas as 16 alunas do Curso de Beneficiamento da Banana receberão seus certificados e terão condições de fabricar seus próprios doces caseiros e/ou até mesmo vendê-los, como forma de angariar recursos financeiros para ajudar no sustento da família.

O calendário de programação da Semana da Mulher 2012 em Cariré já marca para amanhã, dia 10, sábado, a partir das 7h30min, um passeio para mulheres do grupo da Terceira Idade Cidadã, que irá conhecer o Projeto Cearosas, na cidade de São Benedito.

Vale salientar que a programação inédita da Semana da Mulher 2012 está sendo promovida pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-COMDIM.

Realizada a Oficina de Territorialização dos Centros de Referência da Assistência Social-CRAS da sede e zona rural de Cariré/2012








Foi realizada na última quarta-feira, 7 de março, na sede própria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariré, a Oficina de Territorialização dos Centros de Referência da Assistência Social-CRAS da sede e zona rural, promovida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria os CRAS acima citados.

O objetivo dessa oficina é conhecer a realidade de todas as localidades, uma vez que o público alvo deste encontro eram as lideranças do município. Para dar início ao encontro, a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar, deu as boas-vindas aos presentes, agradecendo-os por seus comparecimentos ao evento, explicando um pouco sobre o que era a territorialização, pedindo a participação ativa de todos que ali estavam.
Em seguida, fez uso da palavra, a coodenadora do CRAS da sede municipal, Carmiranda de Almeida Miranda, que em sua fala explicou o papel do CRAS dentro da assistência social, suas múltiplas funções e atribuições, demonstrando toda a gama de serviços desenvolvidos por essa unidade. Em sequência, também fez uso da palavra, o coordenador do Plano Brasil Sem Miséria, Francisco Douglas Farias, que apresentou o mencionado Plano e a maneira como o mesmo será trabalhado no Municipio de Cariré.

A oficina teve continuidade com a assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Adriana das Chagas Vieira Leôncio, que deu início à identificação das vulnerabilidades e potencialidades de cada localidade.
Vale salientar que a Oficina de Territorialização dos CRAS servirá para conhecer a realidade do Municipio de Cariré, e para que possam serem desenvolvidas as ações direcionadas às comunidades, de acordo com a realidade de cada uma delas.


AUTORA DA PAUTA:
Adriana das Chagas Vieira Leôncio - assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré.





FOTO ARQUIVO: CARIRÉ EM REVISTA