Ceará registra 16 homicídios nas últimas 24 horas

Ao menos 16 pessoas foram assassinadas nesta segunda-feira (16) no Ceará. Nas últimas 24 horas, as autoridades da Segurança Pública registraram oito casos de homicídios na Grande Fortaleza (seis na Capital e dois na região metropolitana) e mais oito no Interior. No acumulado do ano, já são 3.960 pessoas vítimas de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), que são os homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais que resultam em óbito.

Entre as sete vítimas da violência da segunda-feira (16) estão duas jovens. Uma delas, ainda não identificada, foi executada com vários tiros de pistola no cruzamento das ruas Jacaúna e Ambrósio Carneiro, no limite dos bairros Jardim Iracema e Barra do Ceará, na zona Oeste da Capital. O crime teve características de execução sumária e aconteceu no fim da tarde de ontem. O corpo apresentava tiros principalmente no rosto e foi encaminhado à sede da Perícia Forense do estado do Ceará (Pefoce) na condição de indigente.

Já à noite, por volta de 21 horas, uma segunda jovem, identificada como Monique Sousa Bezerra Abreu, 21 anos, foi morta, com, ao menos, quatro tiros disparados à queima-roupa, dentro de um ônibus que fazia a linha João Arruda/Antônio Bezerra. Segundo testemunhas, quando o coletivo trafegava pela Avenida Perimetral, no bairro Pici, uma mulher – ainda não identificada – que também era passageira do veículo, se aproximou de Monique e disparou vários tiros, fugindo em seguida. Uma equipe do Samu esteve no local do crime e comprovou o óbito.

Jovem sai da própria cova após levar dois tiros e pauladas na cabeça e perder um olho

Um caso impressionante chocou moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um rapaz, após levar dois tiros e pauladas na cabeça, perder um olho, ser dado como morto, conseguiu sair da cova onde estava enterrado e caminhar até à rodovia, onde caiu desmaiado. Os dois suspeitos do crime foram presos e serão apresentados pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira. 

A vítima deu detalhes do crime, ocorrido em julho, em uma entrevista à rádio Itatiaia. Após furtar maconha de traficantes de Santa Luzia, o jovem de 17 anos foi perseguido e, numa emboscada, levado por traficantes até uma área aberta da MG-010, em Confins. No local, levou pauladas e foi baleado duas vezes na cabeça, o que acabou arrancando seu olho direito. 

Os autores do crime, acreditando que a vítima havia morrido, enterraram o jovem, que apesar dos ferimentos, sobreviveu, acordou e cavou a terra com as próprias mãos até conseguir sair com burcado e ter acesso à rodovia, onde desmaiou novamente.

Estudantes de escola pública no Ceará criam uma bengala com sensor para ajudar deficientes visuais

Deficientes visuais não possuem uma rotina fácil. Diariamente têm de enfrentar cidades que não contam com estrutura preparada para recebê-los. Do interior do Ceará, na cidade de Potiretama, surge um equipamento que busca auxiliá-los diante das dificuldades de mobilidade em vias públicas. 

Os estudantes Paulo José Moura e Jeferson Breno Albino de Lima cursam o Ensino Médio na Escola Pública Estadual Antonio Reginaldo Magalhães Almeida. O projeto, orientado pela professora Antônia Glêcia Ferreira, trata-se de um modelo de bengala adaptada para atender as necessidades enfrentadas pelos portadores de deficiência visual. 

O equipamento é composto por sensores que são ativados com alertas sonoros quando algum objeto se aproxima. O projeto demorou 1 ano e 6 meses para ficar pronto. Cerca de R$ 250 foram investidos.

Vereador Nery Neto apresenta o projeto de lei da Praça Antônio Anacleto Ximenes, na cidade de Cariré-CE; veja VÍDEO



Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré-CE, realizada no dia 6 de outubro, o vereador Nery Neto apresentou o Projeto de Lei nº 002/2017, que denomina de Antônio Anacleto Ximenes, a praça pública a ser construída na Avenida Deputado Manuel Rodrigues com Rua Dr.José Teles, nas proximidades da ACOCCA. Projeto foi aprovado por unanimidade.

Para defender projeto de lei de sua autoria, o vereador Nery Neto esteve na tribuna da Câmara Municipal, quando fez a leitura da biografia do saudoso líder político e comerciante Antônio Anacleto Ximenes, o qual é genitor do professor universitário Dr.Rosemiro Guimarães Ximenes, que exerceu o cargo de secretário da Saúde de Cariré. Para saber sobre a biografia de Antônio Anacleto Ximenes, assista todo o vídeo!.

CLIQUE NO BANNER ABAIXO, PARA SE INSCREVER NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE!


Michel Temer abriu caminho para esquema de Cunha na Caixa funcionar, diz Funaro em depoimento

O presidente Michel Temer foi um dos responsáveis por assegurar que um aliado de Eduardo Cunha passasse a ocupar cargo estratégico na Caixa Econômica Federal e, assim, permitir que o ex-deputado levasse adiante esquema de recebimento de propina a partir de negócios do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS). É o que garantiu o lobista Lúcio Funaro em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia 23 de agosto.

De acordo com a PGR, Fábio Cleto procurou Funaro em 2011 em busca de apoio para assumir uma vice-presidência na Caixa. O lobista teria então encaminhado o currículo de Cleto a Eduardo Cunha , que o remeteu a Henrique Eduardo Alves, então líder do PMDB na Câmara. As informações constam de documento sigiloso encaminhado em junho do ano passado pelo STF à 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, onde tramita a ação penal que investiga o esquema no FI-FGTS (veja mais sobre a ação penal ao fim desta reportagem).

De acordo com os termos de delação de Funaro, Henrique Alves repassou a indicação de Cleto à Casa Civil do governo mediante ao aval de Michel Temer , que teria assegurado esse cargo ao PMDB junto à então presidente Dilma Rousseff. Alguns dias mais tarde, Fábio Cleto foi efetivamente nomeado vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa.