Produtores da bovinocultura de leite participam de encontro com técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)


A Prefeitura Municipal de Cariré-CE, através da Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estiveram reunidos hoje para o encerramento e abertura de um novo grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que é um modelo desenvolvido pelo Senar que possibilita uma abordagem mista entre o conhecimento técnico e a consultoria gerencial, de forma a possibilitar mudanças no ambiente das propriedades rurais e, assim, promover soluções e realização de ações efetivas nos âmbitos social, ambiental e econômico.


Por meio de contato via WhatsApp, a secretária municipal da Agricultura, Agronegócio e Pecuária, Isa Brito Viana, assim declarou: "Nosso primeiro encontro foi com o grupo de produtores da bovinocultura de leite, que está encerrando suas atividades dentro do programa e foram assistidos por dois anos. No segundo encontro nos reunimos com um novo grupo, também da bovinocultura de leite, que será assistido pelos próximos dois anos, quando serão contemplados 30 criadores, que irão receber Assistência em Gestão da Propriedade e Técnicas de Produção", enfatizou. 

Prossegue ainda em suas informações a secretária Isa Brito Viana: "A metodologia é aplicada em seis etapas: Diagnósticos Produtivos individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Gestão Capacitação Profissional Complementar, Avaliação Sistemática dos Resultados e Visitas Mensais por parte do técnico de campo", concluiu.


Finaliza Isa Brito Viana em suas informações que além dela, estiveram presentes ao evento, o Sr. Eduardo, supervisor do Senar; Dr. Emerson, presidente do Sinrural Coreaú, além de Humberto Memória, técnico de Campo.

Prefeito Antônio Martins sanciona lei que combate a pobreza menstrual no âmbito do município de Cariré-CE

📸 Na foto vemos o prefeito Antônio Martins com sua filha, Ana Carolina Martins, que inicialmente lançou a ideia do projeto "Necessidade Sem Tabu" , juntamente com outras jovens do ensino médio local.  (REPRODUÇÃO: Página da Prefeitura de Cariré - Facebook)

 📸Vereadora Virgina Souza Aguiar, presidente da Câmara Municipal de Cariré-CE, é autora do Projeto de Lei Nº 02/2022, que dispõe sobre o combate à pobreza menstrual no âmbito do Município.

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Nº 02/2022, que dispõe sobre o combate à pobreza menstrual no âmbito do Município de Cariré-CE. O projeto é de autoria da presidente da Câmara Municipal, Virgina Souza Aguiar. Por sua vez, o mencionado projeto de lei está transformado na lei municipal nº 729, sancionada pelo prefeito Antônio Martins e já começa a valer em todo o território municipal.

Vale ressaltar que a ideia inicial surgiu a partir do encontro do prefeito Antônio Martins com sua filha, Ana Carolina Martins, que esteve no gabinete oficial, acompanhada de uma equipe de jovens do ensino médio local para apresentarem o projeto "Necessidade Sem Tabu".

Após isso, o projeto de lei foi levado a votação na Câmara Municipal pela primeira dama e vereadora Virgínia Sousa Aguiar, visando a realização de ações práticas destinadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Tal medida visa a aquisição de itens de higiene pessoal que impactam no ciclo menstrual, tendo como principal objetivo a prevenção a riscos de doenças.

 📸Momento em que a vereadora Virgina Souza Aguiar apresentava seu projeto de lei que combate à pobreza menstrual no Município de Cariré-CE.

Justificativa
Justificando a iniciativa de seu projeto de lei, assim descreve a vereadora Virgina Souza Aguiar: "O presente Projeto de Lei, munido de legitimo interesse de proteção às mulheres e de propiciar mínima dignidade, estatui como obrigatório o oferecimento de absorventes, por diversos meios, para todas as alunas adolescentes da rede municipal de ensino, a fim de constituir barreira ao avanço do que se denomina como pobreza menstrual e amenizar seus reflexos na evasão escolar.

A pobreza menstrual vai muito além da ausência de recursos financeiros para aquisição de produtos de higiene menstrual. Ela significa um problema global resultante, dentre diversos outros fatores, da falta de acesso á água e saneamento básico, bem como escancara a desigualdade social que nos permeia.

O que era para ser tratado como um ato trivial, se torna pesadelo, desconforto e constrangimento a depender das condições em que a mulher está submetida. Isto interfere não só na saúde em si, mas também na vida e no desenvolvimento de milhares de mulheres".