Prefeitura Municipal de Cariré instalou o Projeto Click Móvel, na localidade de Serrote Branco, com a oferta de Curso Básico de Informática

Créditos: Vicente José Rodrigues







Ontem (11), foi a vez de Serrote Branco ser contemplado com a instalação do Projeto Click Móvel, o qual é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e vai ofertar Curso Básico de Informática a um total de 60 alunos, incluindo adultos, adolescentes e crianças em idade escolar. Ao final, todos que cumprirem a carga horária exigida, receberão seus certificados, os quais lhes darão direito à inclusão digital, no mercado de trabalho.

Esteve em Serrote Branco, instalando oficialmente o referido projeto, a primeira dama e secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Sousa Aguiar, acompanhada do coordenador do Projeto Click Móvel e Telecentro de Cariré, Marcelo Freitas de Lima e da coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), neste Município, Jaqueline Dias Martins.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social promoverá, de 12 a 15 de janeiro, os cursos de Práticas Veterinárias e Arroçamento (Nutrição)


Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social promoverá, no período de 12 a 15 de janeiro, os cursos de Práticas Veterinárias e Arroçamento (Nutrição da Pecuária), ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), na localidade de Daniel - fazenda de Roberto Cozin, no horário de 8:00 às 17:00 horas. As inscrições, que são gratuitas, estão sendo realizadas na sede da propria secretaria, devendo as pessoas interessadas, procurar Virgílio Félix, nos expedientes da manhã e tarde.

Por sua vez, Virgílio Féliz nos comunica que " para fazer os referidos cursos, não há necessidade do aluno ser alfabetizado. O mesmo terá direito a almoço, duas merendas, apostilas, os tratos nos animais e, ao final, entrega de certificados".

Reiniciadas as obras de reforma emergencial do futuro Hospital Municipal de Cariré




Créditos: Vicente José Rodrigues

Já foram reiniciados serviços emergenciais de reforma no prédio, onde funcionou o hospital filantrópico Ana Celestino, para funcionamento do futuro Hospital Municipal de Cariré, cujos trabalhos estão orçados no valor global de R$ 147.411,58. A empresa contratada para realizar os serviços é a Zigma Construções e Serviços Ltda. As obras sofreram paralisação de alguns mêses, para estudos e adequação de projetos de implantação da rede contra incêndio. Atualmente, os trabalhos de reforma do mencionado nosocômio, incluem a colocação de um telhado completamente novo. Ainda faltam serem repostas janelas e portas novas nas partes interna e externa do prédio, colocação de cerâmica em pisos e paredes, dentre outros.

Enquanto issso, a população não está sem assistência médica, pois o atendimento às demandas das urgências e emergências nas vinte e quatro horas diárias, nos sete dias da semana, está sendo realizado no Centro de Saúde da Família I. Os casos de maior gravidade são encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Segundo nota divulgada à Imprensa, por parte do secretário municipal da Saúde, dr, Rosemiro Guimarães, " a primeira fase das obras corresponde ao ‘marco zero’. Pois, em seguida, iniciará a construção das novas alas do Hospital Municipal, o que ocorrerá em mais duas etapas:
1ª Etapa – construção do Centro de Parto Humanizado, com três salas, conforme a Política Nacional de Humanização do Pré-Natal, Parto e Puerpério. Além da construção das alas de internamento: pediatria, enfermaria feminino e masculino adulto, cada uma com seis leitos. Além da Central de Material e Esterilização;
2ª Etapa – ambulatório, com pronto atendimento/sala de estabilização; três enfermarias com seis leitos de observação cada – pediátrica, feminino e masculino adulto; Laboratório de patologia clínica; Centro de Raios X, com sala de gesso; Centro Cirúrgico com duas salas de cirurgia; farmácia; copa e cozinha; lavanderia; vestiário; repouso dos profissionais e setor administrativo.
Está previsto o investimento na aquisição de equipamentos o montante de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais)".