O MAIOR DO MUNDO - Queijo pesando mais de 1 tonelada é produzido em Quixeramobim

DIVULGAÇÃO

Doze mil litros de leite foram utilizados para preparar o maior queijo coalho do mundo. O laticínio pesa 1.023,3 quilos e mais de 12 pessoas trabalharam em conjunto por 13 horas para prepará-lo. Ele foi produzido para o 6º Festival de Leite (FestLeite) de Quixeramobim, no Sertão Central, que começou nesta quinta-feira, 16, e vai até este sábado, 18.

Segundo os organizadores do evento, para produção do queijo gigante ainda foram utilizados 120 quilos de sal, três litros de coalho e três litros de cloreto de cálcio. O leite foi doado por produtores locais e o alimento foi produzido em uma fábrica de laticínios da cidade.

Depois de pronto, foi necessário uma empilhadeira para conduzir o produto até o palco, na praça pública do município, para ser pesado e apresentado ao público na noite desta quinta-feira, 16. Populares aproveitaram o momento para fazer fotos ao lado do maior queijo coalho do mundo.

Governo do Estado: Hospital Regional Norte será inaugurado no dia 29 de setembro

FOTO REPRODUÇÃO: WWW.CEARA.GOV.BR

A tarde desta sexta-feira (17), foi marcada pela solenidade de assinatura do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), realizada no auditório do Palácio da Abolição. O contrato foi firmado, mediante assinatura do governador Cid Gomes; do ministro Alexandre Padilha, da Saúde; do secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, e de prefeitos e representantes de 45 municípios das macrorregiões de saúde de Brejo Santo, Maracanaú, Tauá e Sobral.

Segundo o governador Cid Gomes, ao final da sua gestão, o Ceará terá destaque no cenário nacional do sistema público de saúde. “O  meu compromisso é fazer da rede de saúde pública do Ceará, a melhor rede de Saúde do Brasil. Exemplo disso é que no próximo dia 29 de setembro, a população da Região Norte do Estado vai receber o Hospital Regional do Norte, em Sobral. Já inauguramos o Hospital Regional do Cariri e prosseguem as obras de construção do Hospital do Sertão Central.  Logo iniciaremos a construção do Hospital Regional Metropolitano”, anunciou Cid Gomes.

FOTO REPRODUÇÃO: WWW.CEARA.GOV.BR

De acordo com o governador, a meta é a universalizar os serviços de atendimento especializado de saúde para toda a população, com a implantação dos Centros Especializados de Odontologia e das Policlínicas. “Também vamos universalizar o atendimento de pronto-socorro 24 horas, através das ambulâncias do SAMU e implantaremos 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), desafogando os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais”, completou.

“O Ceará é o primeiro estado a aderir às novas regras de organização do Sistema de Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem 21 anos e o Ceará mais uma vez marca a sua história, sendo o primeiro a implantar a COAP”, destacou o ministro Padilha durante o seu discurso. Segundo o ministro, “com a vigência deste contrato, todas as responsabilidades ligadas a rede que forma o SUS no Ceará,  tornam-se transparentes, a medida que cada esfera, quer municipal, estadual ou federal, terá bem definidas as suas metas, ações e indicadores. O Ceará já está implantando a rede mais completa de saúde pública do país”, afirmou.

FONTE:http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/6462-hospital-regional-norte-sera-inaugurado-no-dia-29-de-setembro