Inaugurada em Anil, a unidade do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, denominada Antônia Maria dos Prazeres Rocha

FOTOS:CORTESIA CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CARIRÉ


Terça-feira, 6 de setembro de 2011, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar, representando o prefeito Antônio Martins, acompanhada de diversas autoridades municipais, inaugurou a unidade do Centro de Referência de Atendimento Social (CRAS) da localidade de Anil, que recebeu o nome da matriarca Antônia Maria dos Prazeres Rocha. Na ocasião, dezenas de pessoas acompanharam a solenidade inaugural.

Vale ressaltar que o CRAS é um centro de referência de Assistência Social, de base municipal, integrante do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, destinado à prestação de serviços de programas socioassistenciais de proteção básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, em uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

A secretária e primeira dama Virgina Souza salientou ainda que "o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social visa a atender às reais necessidades da coletividade, evitando o assistencialismo em demasia, praticado em outras gestões, que assistia seus beneficiários, porém, propositadamente, era um meio político de torná-los reféns e coniventes ao clientelismo". Também usaram da palavra os representantes das comunidades de Anil, Márcio Clay, de Tapuio, Lucy Ximenes, de Jucá, Chaguinha Castro e de Juré, Jhony, cujas localidades serão abrangidas pela unidade do CRAS de Anil.

Durante o evento a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, Virgina Souza Aguiar, ressaltou ainda "a importância do CRAS no trabalho de inclusão social de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade" e destacou a política desenvolvida pelo prefeito Antônio Martins em prol da promoção social – mesma linha de discurso adotada pelos demais oradores.