Secretaria Municipal de Educação de Cariré-CE promoveu a VII Reunião Técnica Sobre Documentação e Gestão Escolar 2019

 
Nesta segunda-feira, dia 25 de fevreiro, às 13h30, na Escola Francisco Hermínio Ponte, foi realizada a VII Reunião Técnica Sobre Documentação e Gestão Escolar valendo como Formação de Gestores 2019. Público Alvo: Gestores Escolares e Técnicos Administrativos das escolas da rede municipal de ensino. 

A mencionada reunião contou com a coordenação de Francisco Douglas Farias, assessor-técnico da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cariré-CE.


A pauta da reunião cumpriu o seguinte roteiro:
➤Acolhida

Parecer do Corte Etário das Matriculas (Parecer 01/2018 CME e Resolução nº 02/2018 CNE);
Resolução nº 12/2019 Diário de Classe;
Resolução 375/2003 CEE;
Orientação nº 10 Conselho Estadual de Educação;
Elaboração do Relatório Anual 2018/2019;
Resolução nº 05/2015 CME;
Elaboração dos Processos de Credenciamento;
Relação de Secretários Escolares;
Autorizações temporárias de professores;
Dúvidas e encaminhamentos;
Encerramento.

Crateús, Sobral e Cariré reajustaram salários dos professores acima do índice proposto pelo Ministério da Educação

📸ALGUNS municípios, alegam limitações orçamentárias para não aplicar o reajuste (Reprodução: O Povo)

Em Crateús, Sobral e Cariré, o reajuste superou o índice proposto pelo Ministério da Educação

Chegou a 53 o número de municípios cearenses que já reajustaram o salário dos professores neste ano. Em 50 desses municípios a reposição salarial se igualou ao índice de 4,17% estipulado pelo Ministério da Educação. O levantamento foi realizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

O reajuste superou o índice do Ministério em três cidades. Os professores de Crateús alcançaram 6,17% de aumento, Sobral conseguiu 6% e Cariré chegou a 4,5%.

Segundo a Fetamce, em algumas cidades o reajuste será parcelado, mas com efeito retroativo aos 12 meses de 2018. Há também os casos, como em Crateús, em que o aumento será escalonado, onde os profissionais receberão 4,17% retroativo a janeiro e mais 2% a partir de dezembro de 2019, totalizando 6,17%.

Em alguns municípios, no entanto, o reajuste não foi favorável para os educadores. Em Caucaia, de acordo com a Fetamce, a prefeitura informou que não irá conceder aumento aos professores este ano.

A assessoria de comunicação confirmou que não haverá reajuste por conta do orçamento da Prefeitura de Caucaia. O reajuste estipulado pelo Ministério da Educação ultrapassaria o teto de gastos do município.

Na maioria dos municípios, o aumento concedido foi aplicado de forma linear, contemplando os educadores com ensino médio, graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Entretanto, em Senador Pompeu a única categoria que alcançou os 4,17 de reajuste foi o nível 1, dos educadores que possuem ensino médio. Nenhum dos outros níveis recebeu aumento, conforme informação do Sindicato dos Professores do Município para a Fetamce.

Reajuste em cada município:
Crateús: 6,17%
Sobral:   6%
Cariré:   4,50%.

Municípios com reajuste de 4,17%:
Acarape, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Antônia do Norte, Aquiraz, Barbalha, Barreira, Baturité, Brejo Santo, Campos Sales, Capistrano, Caririaçu, Catunda,Choró, Chorozinho, Cruz, Fortaleza, Frecheirinha, Graça, Guaiúba, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu, Ipaumirim, Ipueiras, Itarema, Jati, Jucás, Madalena, Maranguape, Massapê, Milagres, Miraíma, Mombaça, Monsenhor Tabosa,Morada Nova, Orós, Pacujá, Pentecoste, Piquet Carneiro,Poranga, Saboeiro, Senador Pompeu, Tamboril, Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Varjota e Várzea Alegre.