Nesta sexta-feira (4), às 7h30, será realizada a "Caminhada do Projeto de Enfrentamento ao Aedes Aegypti e Zika Vírus", pelas ruas de Cariré-CE

Tendo em vista o Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika Virus, o município intitula o Projeto Cariré contra o Mosquito Aedes Aegypti e Zika vírus e que tem como tema: "Através da educação faremos a conscientização, sem mosquito não há proliferação!". A Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria da Saúde realiza campanha de combate ao mosquito, através de projetos que estão sendo trabalhados desde o período de 22 de fevereiro até 4 de março. Todas as escolas do Município estão unindo forças através de atividades de informação e conscientização aos alunos, para que assim haja uma propagação da mensagens sobre as formas preventivas de combate ao mosquito causador de tantos danos a saúde.

Caminhada no 4 de março

As escolas municipais da sede, além de trabalharem o projeto de enfrentamento ao mosquito, participarão no dia 04 de março de uma grande caminhada pelas ruas de Cariré, conduzindo faixas, cartazes e com uma paródia sobre o mosquito Aedes aegypti.

Participarão da caminhada todos os gestores escolares, secretários, e toda a comunidade. Serão distribuídos panfletos durante a caminhada, que terá finalização no Mercado Central, onde serão feitas duas apresentações artísticas com alunos das escolas do Município, além de palestra educativa que será realizada por profissionais da Secretaria da Saúde de Cariré. 

Conselho Municipal de Esporte (CME) de Cariré conta com nova Diretoria Executiva para o biênio 2016-2018

No último dia 1º de março, às 14h, na "Sede dos Conselhos", foi realizada a reunião para reestruturação da Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Esporte (CME), a qual foi aberta pela secretária da Cultura, Esporte e Juventude de Cariré, Regina Farias Oliveira (na foto), que prestou as devidas informações que regem a política pública na área do esporte no município de Cariré-CE. 

Em seguida, o secretário executivo dos Conselhos Municipais, Francisco Douglas Farias (na foto), fez uso da palavra para agradecer  pelas presenças de todos os representantes de órgãos municipais ligados ao esporte em geral. Douglas Farias também falou sobre importância do trabalho realizado pelo Conselho Municipal do Esporte (CME), em prol da melhoria das atividades esportivas.

Logo após, foi realizada a eleição por aclamação da nova Diretoria Executiva do  Conselho Municipal do Esporte (CME), que exercerá o mandato de 01/03/2016 à 01/03/2018, e a qual está assim constituída: Presidente - Expedito Sabino; Vice-presidente - Carlos André Rocha; 1ª Secretária - Maria César Martins Silva; 2ª Secretária - Maria Rosilange Guimarães Ximenes.


Após a eleição, o novo presidente do Conselho Municipal de Esporte (CME) de Cariré, Expedito Sabino, disse que se sentia feliz pela escolha de seu nome e se mostrou compromissado em contribuir para a melhoria e desenvolvimento de ações, programas e projetos em prol da melhoria das atividades esportivas no município de Cariré. Expedito Sabino disse ainda que espera contar com o apoio do prefeito municipal Antônio Martins e da secretária da Cultura, Esporte e Juventude, Regina Farias Oliveira, além do apoio de todos os companheiros de diretoria e demais membros conselheiros.

Por sua vez, Carlos André Rocha também fez uso livre da palavra, para agradecer a todos pela escolha de seu nome para a Vice-Presidência do CME, destacando que antes da eleição já havia participado de uma reunião com o prefeito Antônio Martins, ao qual foram apresentados alguns projetos voltados à melhoria da qualidade do esporte em nosso Município. E o prefeito Antônio Martins então demonstrou bastante interesse em ajudar na medida do possível, e dependendo dos recursos disponíveis para a área dos esportes.

Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cariré realiza reunião com pauta bem movimentada e faz várias reivindicações em prol da melhoria da saúde pública

 Aconteceu na "Casa dos Conselhos", a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que foi aberta pelo seu presidente Francisco Douglas Farias, que fez a leitura da pauta, apreciação do Plano de Vigilância Sanitária do Município de Cariré-CE e a prestação de contas de gastos ma área da saúde pública. Falou ainda sobre a composição do CMS e como funciona o mandato dos conselheiros locais e municipais.

Em seguida, o contador da Prefeitura Municipal de Cariré, Sr. Raí (na foto) falou sobre a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2015 em despesas com ações e serviços públicos vinculados aos gastos com a área da saúde pública. Todos os conselheiros tiveram acesso às planilhas das receitas e despesas. Na ocasião, todos aprovaram a prestação de contas.

Por sua vez, a conselheira da saúde, Patrícia Manso (na foto), que também trabalha no Setor de Regulação da Secretaria Municipal da Saúde, falou sobre as cotas de exames que são destinadas ao Município de Cariré, por parte da Regulação Regional de Sobral, as quais vêm sofrendo diminuição gradativa a cada mês.

Já o médico veterinário Dr.Pedro Henrique Vasconcelos (na foto), coordenador da Vigilância Sanitária, fez explanações sobre o Plano de Ação da Vigilância Sanitária de Cariré, exercício de 2016, que após a apresentação foi aprovado por todos os conselheiros presentes.

Por outro lado, o conselheiro Virgílio Félix de Lima (na foto), que é assistente social do CRAS da Sede, solicitou que fosse constado em ata a doação de equipamentos destinados ao Hospital Municipal de Cariré, por parte da Receita Federal. Os demais conselheiros estão de acordo com a solicitação. Virgílio Lima disse ainda que a Prefeitura Municipal de Cariré está tentando trazer o caminhão de atendimento odontológico da ODONTOSESC. Virgílio Lima também ressaltou que é igualmente necessário trazer até a cidade de Cariré, os caminhões de atendimentos de mamografia ("Caminhão Amigo do Peito") e de prevenção do câncer de colo uterino.