Dia 8 de setembro, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariré, das 7h30 às 9h30, será realizada a Assembleia de Pastoral, para discutir sobre a Festa de São Francisco de 2012



 Pe. José Bonifácio Fonseca Matos

"Queridos irmãos e irmãs,

Venho por meio desta, comunicar a todos que no dia 08 de setembro próximo, teremos a nossa assembleia de pastoral. Nela estaremos discutindo a respeito da festa de São Francisco em Cariré, os andamentos para o final de ano e propostas para o ano que vem. Por isso é importante a participação de todos os representantes de capelas, grupos, pastorais e movimentos. De modo particular peço que esta carta chegue até os catequistas de sua comunidade, mesmo aqueles que moram em zona rural. Também os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. Que eles não deixem de participar desta assembleia. Todos devem trazer sua bíblia. Os grupos da sede devem todos participar. A estes peço também que nos ajudem trazendo algum alimento para o lanche".

Dia: 08 de setembro de 2012
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Hora: das 07h30 até 9h30

Em Jesus e Maria,

Cariré, 27 de agosto de 2012

                            Pe. José Bonifácio Fonseca Matos
                                                Pároco

CIÊNCIA - Cientistas de Harvard criam primeiro tecido “ciborgue” – metade vivo, metade eletrônico


Parece ficção científica: pesquisadores geniais criam uma pele sintética que é parte viva, parte eletrônica. Mas pesquisadores da Universidade de Harvard acabaram de anunciar essa descoberta. Na vida real mesmo. Eles criaram o primeiro tecido “ciborgue”, ao incorporar uma rede de minúsculos fios 3D em tecidos de células humanas.

A equipe liderada pelos professores Charles M. Lieber e Daniel Kohane desenvolveu um processo complexo. Primeiro, criaram “andaimes” de fios eletrônicos em escala nano que, depois, eram cultivados com células vivas. Assim, acabavam se integrando e formando o tecido “misto”, feito em parte por células humanas, parte por eletrônicos. Foi a primeira vez que os dois elementos foram realmente integrados em um tecido com capacidade de sensibilidade e estimulação.

E por que isso é importante? A bioengenharia andava atrás de sistemas capazes de detectar mudanças químicas ou elétricas nas células humanas depois que fosse implantado ao corpo. A descoberta pode ser a solução para o desenvolvimento de tecidos artificiais que sejam capazes de monitorar e estimular as células vivas, mesmo depois de inseridos no corpo humano.

“Nós podemos usar eletrodos para medir a atividade em células ou tecidos, mas isso acaba os danificando. Com esta nova tecnologia, pela primeira vez, podemos trabalhar na mesma escala que a unidade do sistema biológico sem o interromper”, disse Liber em entrevista ao site Harvard Gazette.

Os resultados foram divulgados na revista Nature Materials, em um artigo que detalha como os cientistas conseguiram incorporar nanofios elétricos em um tecido cultivado em laboratório.
E aí, o que você achou da descoberta?

FONTEhttp://super.abril.com.br/blogs/superblog/cientistas-de-harvard-criam-primeiro-tecido-ciborgue-metade-vivo-metade-sintetico/