Hemocentro Regional de Sobral e Secretaria Municipal da Saúde de Cariré promoveram a Campanha de Captação de Doadores de Sangue

FOTOS EXCLUSIVAS: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista



O Hemocentro Regional de Sobral, em parceria com a Secretaria de Saúde de Cariré, realizou no último dia 16 de maio,  a Campanha de Captação de Doadores de Sangue, na Sede II do Pragama de Saúde da Família (PSF), localizada no bairro "Caixa D'água", nesta cidade.  A campanha teve como objetivo conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue, com a busca constante de doadores voluntários, que compreendessem a doação como uma atitude de solidariedade, cidadania, de responsabilidade pessoal e coletiva e de preservação da vida humana. 

Segundo informações da diretora municipal da Vigilância à Saúde, enfermeira Gláucia Barroso Pinheiro, que coordenou a campanha a nível local, "um total de 100 pessoas participaram da pré-triagem para a doação voluntária de sangue, mas, durante a triagem clínica, somente 48 pessoas estiveram aptas a realizar essa doação com segurança".


FOTOS EXCLUSIVAS: Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Por sua vez, a secretária municipal da Saúde, Rita Luisa Braga Honorato, esteve prestando apoio total e condições necessárias para que a equipe do Hemoce/Sobral pudesse realizar a campanha e, como também, disponibilizando uma parte da equipe técnica de profissionais da própria Secretaria da Saúde de Cariré, para atuar durante os trabalhos.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO

Dra. Gláucia Barroso Pinheiro
Conforme Gláucia Barroso Pinheiro, para doar, o voluntário devia estar em boas condições de saúde, pesando acima de 50 kg, ter entre 16 e 65 anos – menores de idade só podiam doar com a presença do responsável, ambos portando documento de identidade original com foto. As recomendações médicas foram as seguintes: ir bem alimentado, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas quatro horas, além de evitar alimentos gordurosos". 

Não podia doar: quem estivesse gripado ou com febre; mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiveram hepatite após os 11 anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis. 

 FOTO/ARQUIVO:Cariré em Revista



Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Hoje (18), no encerramento dos festejos de Arariús - Cariré, "Forró Memórias" e o cantor Douglas Farias, no Balneário Taquariús, a partir das 22h

FOTO:FACEBOOK