Violência no fim de semana deixa 41 pessoas assassinadas

Ao menos, 41 pessoas foram assassinadas no Ceará durante o fim de semana, o que elevou para 4.163 o número de homicídios no estado em 2017. No Interior, a violência deixou 24 mortos. Na Grande Fortaleza ocorreram outros 17 assassinatos. Entre os casos, uma chacina com três mortos em Crateús e dois casos de duplos homicídios, nas cidades de Juazeiro do Norte e Paraipaba.

Ainda na noite de sexta-feira (27), dois adolescentes foram assassinados, a tiros, no bairro Romeirão, em Juazeiro do Norte. As vítimas caminhavam pela calçada de uma avenida quando foram surpreendidas e executadas com vários tiros à queima-roupa, sendo identificadas como Cícero Maílson da Silva e Paloma Oliveira da Silva. Uma terceira pessoa ficou ferida.

Já na manhã de sábado (28), uma chacina foi registrada dos Sertões de Crateús. Na localidade  Pitombeiras, na zona rural, os corpos de três homens foram encontrados no começo da manhã. Estavam crivados de balas, amarrados e foram deixados na beira de uma estrada vicinal. A Polícia identificou os mortos como sendo presos fugitivos da Cadeia Pública de Independência.

Equipes da Escola Marieta Cals de Cariré conquistam medalha de bronze na III Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)


A edição de 2017 foi a terceira da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e, mais uma vez, a Escola Marieta Cals foi destaque nesta olimpíada que visa incentivar o estudo da geografia. Nas duas edições anteriores (2015 e 2016), realizada de forma individual, esta escola já trazia um histórico de estudantes medalhistas.

Em 2017, esta olimpíada ganhou uma nova roupagem, em que os estudantes participaram não de forma individual, mas de forma coletiva, em equipes compostas por três pessoas e, não diferente das demais edições, nossos estudantes se destacaram logrando medalha de bronze, ficando entre as 20 melhores equipes de todo o Ceará, em um universo em que participavam quase 1000 equipes de escolas públicas e particulares cearenses.

Liderados pela professora Geovânia Rodrigues, os estudantes enfrentaram duas fases compostas por questões objetivas, após as quais as equipes El Niño e Núcleo terminaram empatadas na 18ª colocação. Uma posição após, em 19º lugar, terminou a equipe Caracristi. 

Organizada por professores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG), da Universidade de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Brasília (UNB), a OBG tem como objetivos principais :
➤ despertar nos jovens estudantes o interesse pela Geografia e as Ciências da Terra, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica, criando um ambiente propício para o seu crescimento intelectual e emocional, contribuindo para a melhoria educacional do país como um todo;
 promover o aprimoramento do ensino de Geografia e de Ciências da Terra em todas as escolas do país, incentivando professores a inovar suas metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender ao crescente interesse dos estudantes, à aplicação do conhecimento para o exercício da cidadania e os desafios da sociedade moderna;
➤ estabelecer relações amistosas entre os jovens participantes do Brasil e dos diferentes países participantes da fase internacional, fomentando a cooperação entre os mesmos.

FONTE: http://fagneraguiar.blogspot.com.br/2017/10/equipes-da-escola-marieta-cals.html

Prefeito Elmo Aguiar está na relação dos melhores prefeitos do Ceará que serão homenageados hoje (30), às 20h, em Fortaleza


O prefeito de Cariré, Elmo Roberto Aguiar, está na relação dos 35 melhores prefeitos cearenses mais bem avaliados por uma seleção realizada através da Internet, a qual registrou mais de 70 mil votantes, e por uma comissão julgadora de alto nível. Também participaram do processo de escolha, através do voto secreto, diversos profissionais na área de comunicação – radialistas e jornalistas. 

No dia 26 de setembro, foram escolhidos os 35 melhores prefeitos do Estado do Ceará. A promoção que tem à frente o publicitário Roberto Farias, da PPE – Publicidade, Promoções e Eventos, chega à sua 30ª edição, com bastante credibilidade em todo o estado.

A apuração dos votos foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, sendo presidida pelo radialista Antônio Viana, pelo publicitário Roberto Farias e o Reitor da Faculdade da Grande Fortaleza, Irapuan Aguiar.

A seleção foi feita através da Internet, a qual registrou mais de 70 mil votantes, e por uma comissão julgadora de alto nível. Também participaram do processo de escolha, através do voto secreto, diversos profissionais na área de comunicação – radialistas e jornalistas.

Os 35 prefeitos escolhidos foram avaliados através dos critérios de probidade administrativa, projetos viabilizados, indicadores sociais, obras realizadas, prestação de contas apresentadas, convênios de cooperação técnica, divulgação, tratamento ao funcionalismo, cumprimento de promessas, capacidade de captação de recursos, reconhecimento popular, entre outros.

A festa de entrega dos diplomas acontece no dia 30 de outubro, no La Maison Dunas. A solenidade será realizada a partir das 20 horas. A cerimônia reunirá autoridades, familiares e amigos dos homenageados.

AGRACIADOS – A relação dos 35 melhores prefeitos cearenses, na ordem de votação, é a seguinte: 1º Fortaleza, 2º Camocim, 3º Solonopole; os demais vem por ordem de votação/alfabética: Mombaça, Caucaia, Russas, Crato, Parambu, Campos Sales, Canindé, Eusébio, Horizonte, Juazeiro do Norte, Orós, Sobral, Umirim, Icó, Itatira, Maracanaú, Redenção, São Benedito, Cedro, Granja, Novo Oriente, Pacujá, Várzea Alegre, São Gonçalo do Amarante, Cariré, Frecheirinha, Acopiara, Pacatuba, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Acaraú e Aquiraz.

FONTE: http://www.sobral24horas.com/2017/10/melhores-prefeitos-do-ceara-serao.html

Dessalinização deve ser a solução para crise hídrica do Ceará

A dessalinização da água do mar e da água salobra é uma atividade industrial que será de extrema importância para a população mundial num futuro não tão distante, e é necessário que governos e iniciativa privada unam forças para investirem e atuarem nesta questão de maneira séria e organizada. E o Ceará deverá partir na frente nessa questão, uma vez que o Governo do Estado já abriu uma chamada pública para que empresas nacionais e internacionais possam se credenciar a desenvolver projetos na área, uma vez que contando com um litoral extenso – mais de 540 quilômetros – possui ampla oferta de matéria-prima, água do mar, além de também ter água salobra em diversas áreas do interior, inclusive no sertão. A expectativa é que haja um investimento de R$ 500 milhões na construção de uma usina desse tipo.

Virgínia Sodré, executiva responsável pelo desenvolvimento de negócios da Acciona Água no Brasil, alerta que a água doce é um recurso cada vez mais escasso em todo o mundo. Ela está à frente da divisão responsável por serviços de gestão hídrica da empresa, grupo global de origem espanhola e líder em promoção, desenvolvimento e gestão de infraestruturas, água, serviços e energias renováveis. “E a Acciona está participando do processo para poder credenciar-se a desenvolver o projeto de instalação de uma usina de dessalinização no Estado. 

Eunício diz que aliança com Camilo é “especulação”

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), rebateu a tese de que estaria se aproximando do governador Camilo Santana (PT) de olho em um acordo para as eleições do ano que vem. Durante encontro no município de Solonópoles, no sábado (27), o peemedebista considerou que há “especulação” e “distorção” no episódio.

“O PMDB tem uma posição muito forte em relação ao que quer para o Brasil, até pela força que tem. O problema é que tem muita especulação e, às vezes, são distorcidas. Não direi que farei aliança com partido A ou partido B. PMDB é democrático”, disse ele à imprensa ao chegar ao local do evento. Eunício disse ainda que, no atual momento, é “secundário” falar de aliança visando a disputa eleitoral. E acrescentou que “a divergência busca a convergência”.

Para o senador, a política não é compatível, com “oportunismo”, nem mesmo “interesse pessoal”. “Cada eleição é uma eleição. Inclusive, trabalhei para o fim das coligações que distorcem o interesse de um projeto”, salientou ele.

Ailton Lopes é anunciado pré-candidato do PSOL na disputa ao Governo do Estado do Ceará

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) concluiu na tarde deste domingo (29), dia 29, o 6º Congresso Estadual dos filiados no Ceará, no Sindicato dos Comerciários, no Centro de Fortaleza. Durante o evento foi definido o nome do professor Ailton Lopes como pré-candidato à disputa do Governo do Estado no próximo ano.

Delegados de mais de 50 cidades do estado se reuniram durante o fim de semana para discutir o cenário político local e nacional e aprovar a nova direção estadual do partido no Ceará.

Ailton Lopes também foi eleito o novo presidente estadual da sigla durante o biênio 2019-2020. “Queremos fazer deste ato uma convocação à toda a esquerda social, aos movimentos sociais e ao povo trabalhador. Convocamos todas e todos a se somar nessa frente de luta por direitos, contra o ajuste liberal e a farsa moralista”, afirmou o pré-candidato.

Primeira pesquisa Ibope mostra Lula e Bolsonaro na disputa pelo segundo turno

A primeira pesquisa Ibope da disputa à Presidência da República em 2018 mostra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro na disputa pelo segundo turno. Segundo o levantamento, divulgado neste domingo (29) pelo jornal O Globo, em qualquer cenário apresentado ao eleitora, Lula fica com o mínimo de 35% e o máximo e 365 nas intenções de voto.

Bolsonaro aparece com 15% quando enfrenta Lula. E cresce para 18% se o ex-presidente for substituído por Fernando Haddad (neste caso, está empatado com Marina Silva).

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 22, com 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e João Doria surgem embolados num pelotão abaixo, com percentuais entre os 5% e 7%. Ciro sobe até os 11% quando Lula é substituído por Haddad (que tem a preferência de 2%).

Eleitores de 12 cidades cearenses só tem até o dia 31 de outubro para revisão do título

Eleitores de 12 municípios cearenses têm até a próxima terça-feira (31) para revisar o título de cadastrar a biometria. O procedimento garante o direito de votar e exercer outras atividades e obter serviços públicos. Vale ressaltar que caso não seja feita a revisão, o documento pode ser cancelado e impedir, por exemplo, a retirada de novos documentos e o recebimento de alguns benefícios.

As cidades que encerram o prazo em 31 de outubro são Cascavel (56.782 eleitores), Pindoretama (18.254 eleitores), Russas (55.778 eleitores), Palhano (8.532 eleitores), São Gonçalo do Amarante (43.569 eleitores), Santa Quitéria (35.365 eleitores), Catunda (8.807 eleitores), Hidrolândia (16.674 eleitores), Guaraciaba do Norte (33.758 eleitores), Croatá (15.481 eleitores), Jaguaruana (28.244 eleitores) e Itaiçaba (6.918 eleitores).

De acordo com a coordenadora de administração do cadastro eleitoral, Lorena Belo, mesmo sendo a última semana de revisão, ainda há muitos eleitores que não realizaram a biometria. “Dentre esses municípios, o que mais preocupa o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] é São Gonçalo do Amarante que já teve o período de revisão prorrogado uma vez e ainda não alcançou percentual de 70% do eleitorado revisado”, disse.