Governo do Estado do Ceará: Ceará bate meta e vacina mais de 90% do rebanho contra a aftosa


Os produtores atenderam a chamada do Governo do Estado do Ceará e vacinaram mais de 90% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado na 1º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os dados estão confirmados no relatório final da Adagri, após o último dia (15) de declaração das vacinas feitas pelos criadores. Os números finais serão divulgados pelo Secretário Nelson Martins e pelo presidente da Adagri Augusto Júnior, em coletiva de imprensa nesta sexta feira (20), no auditório do parque de exposições Governador César Cals, anexo à Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

A campanha iniciou dia 1º de junho e encerrou no dia 30 do mesmo mês. Dos 184 municípios do Estado, mais de 90 superaram o índice de 90%. Com todos os requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  sendo cumpridos, desde a contratação de novos servidores, através de concurso, até a vacinação exigida, o Ceará deve sair da zona de risco médio e alcançar o status de livre com vacinação este ano.

Barreiras

Além de divulgar os números finais da 1º etapa da campanha contra a aftosa, SDA, Adagri e oficiais da Polícia Rodoviária Estadual e do Comando de Policiamento do Interior se reúnem para discutir estratégias de parceria nas atividades de barreiras, blitz e feiras agropecuárias no interior.

O trabalho foi intensificado com barreiras sanitárias fixas e móveis nas fronteiras do Ceará com o Rio Grande do Norte e Paraíba. A medida é para impedir a entrada de animais vindos destes estados sem autorização prévia e sem realização de quarentena.

As barreiras foram fechadas em maio, porque Rio Grande do Norte e Paraíba não se adequaram as normas do Mapa para pleitear o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

Serviço:

Data: 20 de julho
Hora: 9 horas
Local: Auditório do parque de exposições Governador César Cals - Avenida Sargento Hermínio 2677. Bairro São Gerardo

19.07.2012


MOMENTO SAÚDE - Cientistas criam técnica para detectar Alzheimer antes de sintomas

Um grupo de cientistas americanos desenvolveu uma técnica para detectar sinais do mal de Alzheimer 25 anos antes de a doença apresentar seus primeiros sintomas.

FOTO:REPRODUÇÃO DA BBC BRASIL

A pesquisa é a porta de entrada para novos tipos de tratamentos precoces que podem se tornar a melhor chance da medicina para combater a enfermidade.
Os cientistas, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, selecionaram para o estudo pacientes britânicos, americanos e australianos que possuem risco genético de desenvolver a doença.

Dos 128 pacientes examinados, 50% têm chances de herdar uma das três mutações genéticas conhecidas pela ciência que provocam o mal de Alzheimer.

O grupo também tem chance aumentada de começar a sofrer da doença a partir dos 30 ou 40 anos - muito mais cedo que a maioria dos pacientes de Alzheimer, que em geral desenvolvem o mal na casa dos 60 anos.

Os pesquisadores analisaram os pais dos pacientes para descobrir com que idades eles haviam desenvolvido a doença. A partir disso começaram a tentar avaliar quanto tempo antes disso era possível detectar os primeiros sinais da enfermidade.

Foram realizados exames de sangue, de líquor (fluído cerebrospinal), de imagens do cérebro e também avaliações de habilidades mentais nos pacientes.

Os pesquisadores descobriram, então, que era possível detectar pequenas mudanças no cérebro de quem possuía alguma das mutações que no futuro levarão ao surgimento do Alzheimer.

Eles sugerem que a primeira mudança, uma queda nos níveis da proteína conhecida como amiloide - componente-chave dos neurônios - no fluido cerebrospinal, pode ser detectada 25 anos antes do aparecimento dos sintomas da doença.

Por volta de 15 anos antes do aparecimento da doença, pacientes já apresentavam níveis anormais de placas b-amiloides. Além disso, imagens do cérebro revelaram encolhimento em algumas regiões do cérebro desses pacientes.

Acadêmicos da UVA/IVA das cidades de Cariré, Varjota e Viçosa do Ceará realizaram ontem (18), o Seminário de História

Realizado ontem (18), na Fábrica de Cultura, nesta cidade, às 18h30min, o Seminário de História, com o tema: "Cariré. Cultura, Tradição e Patrimônio" e o subtema: "Resgatando o Patrimônio Cultural", o qual foi promovido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA e Instituto de Pesquisas do Vale do Acaraú-IVA. Participaram do Seminário acadêmicos de História das cidades de Cariré, Varjota e Viçosa do Ceará, além de acadêmicos de Letras e Biologia.

FOTOS EXCLUSIVAS:VICENTE J.RODRIGUES

A programação do evento constou de:
18:00h - Apresentação da Banda de Musíca de Cariré, com entoações do Hino Nacional e Hino Municipal;
18:30h - Abertura dos trabalhos com a composição da mesa do cerimonial;
19:00h - Apresentação de seminários e composição da mesa de avaliadores:
19:00h - Grupo I: Prédios e Construções
19:30h - Grupo II: Religiosidade Popular
20:00h - Grupo III: Festas Populares
20:30h - Grupo IV: Figuras Populares
21:30h - Grupo V: Costumes
22:00h - Palavra e considerações do professor da turma de História.

 FOTOS EXCLUSIVAS:VICENTE J.RODRIGUES




Destacamos as presenças de Elishenrique Ribeiro Linhares, coordenador das Ciências Humanas, da UVA/IVA; Vilene Portela, articuladora local;José Eduardo Oliveira, representando as turmas de História das cidades de Cariré, Varjota e Viçosa do Ceará e o professor José Gomes Loiola, representando os professores de História da UVA/IVA. Ambos foram os oradores do Seminário de História. 

FOTOS EXCLUSIVAS:VICENTE J.RODRIGUES


 APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS AVALIADOS
 
 


 

FOTOS EXCLUSIVAS:VICENTE J.RODRIGUES
 
Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.