Escola Cefisa Aguiar / Projeto Peteca promoveram a palestra sobre o Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes

 📸 Momento  em que o professor Aurélio Evangelista Morais, diretor da Escola Cefisa Aguiar agradecia a todo o público que se fez presente à palestra de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes.

📸 Professoras - coordenadoras do Projeto Peteca da Escola Cefisa Aguiar.

 📸 Momento da palestra da Dra. Aurenisa Morais. 

  📸 Momento da palestra da Dra.Yana Bruna.

Numa realização da Escola Cefisa Aguiar pertencente à rede municipal de ensino, foi realizada nesta segunda-feira, 12 de maio, pela manhã, a palestra sobre Exploração de Crianças e Adolescentes, ministrada pelas advogadas OAB-CE, Dra. Aurenisa Morais e Dra.Yana Bruna, no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, localizada no Bairro Fórum. O público alvo da palestra foram os alunos do 8º e 9º Anos da mencionada escola do ensino fundamental, que também agrega o Projeto Peteca,  além da presença de membros do Conselho Tutelar de Cariré.

ASSISTA VÍDEO DE APRESENTAÇÃO: DRA. AURENISA MORAIS & DRA. YANA BRUNA

(CLICAR NO "PLAY" PARA ASSISTIR VÍDEO)

O auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte recebeu um bom número de alunos que ouviram atentamente as palestras proferidas pelas jovens profissionais da advocacia, Dra. Aurenisa Morais e Dra.Yana Bruna, as quais abordaram o tema "Exploração de Crianças e Adolescentes", suas formas de prevenção e combate, cuja data transcorrerá no próximo dia 18 de Maio, quando se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Museu Euclides Rufino Rodrigues / Secretaria da Cultura de Cariré abrem oficialmente a 17ª Semana Nacional de Museus

A Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com o Museu Euclides Rufino Rodrigues/IBRAM, promoverá de 13 a 17 de maio, a 17ª Semana Nacional de Museus, que este ano traz o tema:“Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, que propõe um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira. A programação já teve início nesta segunda-feira, dia 13, às 9h30, com abertura na sede do Museu Euclides Rufino Rodrigues, quando estiveram presentes, representando a Prefeitura Municipal de Cariré, a secretária de Administração e Finanças, Bibi Aguiar; Mirna Moraes Aguiar, tesoureira; Regina Farias Oliveira, ouvidora, além do secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Marcelo Araújo Alves.

 📸Fala de Luís César Rufino Rodrigues, historiador e filho do saudoso Euclides Rufino Rodrigues.

📸 Fala de Marcelo Araújo Alves, secretário da Cultura de Cariré-CE.

📸 Fala de Socorro Evangelista Moraes, presidenta do Museu Euclides Rufino Rodrigues.

📸 Fala da escritora Rosa Torquato.

Na ocasião da abertura da programação, fizeram pronunciamentos o secretário de Cultura de Cariré, Marcelo Araújo Alves; Luís César Rufino Rodrigues, historiador e filho do saudoso Euclides Rufino Rodrigues; Sra. Maria Socorro Evangelista Moraes, curadora e presidenta do Museu Euclides Rufino Rodrigues, além da ex-professora e escritora Rosa Torquato. Todos foram unânimes em falar sobre a importância da preservação da nossa História através do museu, que busca chamar a comunidade e a sociedade para discutir temas que envolve os museus como núcleos e centros receptores de práticas, costumes e pensamentos da nossa cultura. 

Para abrilhantar a abertura da programação da 17ª Semana Nacional de Museus, um grupo de música formado por alunos da Escola Lucas Rodrigues Brito, de Alto dos Honório, esteve executando o Hino do Município de Cariré e clássicos nordestinos do Rei do Baião, saudoso Luiz Gonzaga, que encantou a todos que estavam presentes ao evento.


PROGRAMAÇÃO
A programação da 17ª Semana Nacional de Museus terá prosseguimento nas seguintes datas:
Dia 14/05/2019 - 14h às 17h: 
Ação Educativa - O Museu Euclides Rufino Rodrigues em parceria com a Secretaria de Educação de Cariré apresentará ações educativas com a participação de alunos da Escola de Ensino Fundamental Francisco Hermínio Ponte, com exibição do filme "A Vida de Santo Antônio", que por sinal é o padroeiro do município de Cariré-CE.
Dia 15/05/2019 - 8h às 16h:
Apresentação Cultural - Convidada: Escola Cefisa Aguiar. Haverá exibição do filme "A Vida de Santo Antônio" e apresentação de Reisado.
Dia 15/05/2019 - 8h às 16h:
Visita Mediada - O Museu Euclides Rufino Rodrigues em parceria com a Escola Estadual de Ensino Profissional Guiomar Belchior Aguiar receberá os alunos do Ensino Médio para visita mediada e abre debate sobre o futuro das tradições de Cariré-CE.
Dia 16/05/2019 - 8h às 16h:
Manhã: Apresentação - O Museu Euclides Rufino Rodrigues convida a Escola Quirino Rodrigues para apresentação do histórico e tradição da referida escola.
Tarde: Palestra Temática - Escola convidada: Francisco Hermínio Ponte.
17/05/2019 - 8h às 19h:
Manhã - Encontro com o Grupo da Terceira Idade, Ministros(as) e Autoridades Católicas de Cariré-CE para relembrar tradições culturais da cidade. 
Noite - A partir das 19h haverá o encerramento da 17ª Semana Nacional de Museus, com apresentação da Quadrilha Flor de Mandacaru de Cariré-CE.