Instituto Estela Naspolini / STDS de Cariré promoveram o evento “Estrela Criança - 1ª Mostra de Cinema Infantil do Ceará"

FOTOS: CORTESIA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CARIRÉ

Instituto Estela Naspolini, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariré / Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, e contando com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, pela primeira vez, promoveu no município de Cariré, o evento “Estrela Criança - 1ª Mostra de Cinema Infantil do Ceará", no período de 25 a 31 de outubro próximo passado, quando as sessões de filmes foram exibidas no populoso bairro Campo de Aviação, nas escolas de ensino infantil e fundamental Francisco Hermínio Ponte e Maria José Rodrigues Ponte e no Centro de Atendimento Educacional Especializado Lidiana Pinho Teles, pertencente à APAE de Cariré, todos da sede.

A Mostra também percorreu os distritos de Tapuio, Alto dos Honório e Arariús e as localidades de Anil, Boa Esperança, Juré, Alto Feliz e Cacimbas, onde as crianças tiveram a oportunidade de assistir os filmes em escolas, igrejas ou em outros locais divulgados pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS.

O público alvo foi formado, em sua maioria, de crianças e pré-adolescentes de 06 a 11 anos, que estão cursando da 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, nas escolas públicas municipais. Por sua vez, a primeira dama e atuante secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré - STDS de Cariré, Virgina Souza Aguiar, ressaltou a importância da realização da 1ª Mostra de Cinema Infantil do Ceará, que permitiu o contato das crianças com produções audiovisuais de qualidade, feitas especificamente para este público, proporcionando a inclusão sociocultural.

CINE FÉRIAS CARIRÉ

Aliás, evento dessa natureza já vem sendo realizado no município de Cariré, já há três anos, por meio do projeto "Cine Férias Cariré", o qual é promovido pela própria STDS, durante os meses de férias escolares, uma iniciativa da primeira dama Virgina Souza Aguiar, que será agraciada com o Troféu Classe A 2011, como a mais atuante da região Noroeste do Estado, evento que será realizado em Sobral, no próximo mês de dezembro.

Novas unidades habitacionais de alvenaria serão construídas em localidades da zona rural do município de Cariré, em substituição às casas de taipa

FOTOS:REPRODUÇÃO WEB
A Prefeitura Municipal de Cariré, em ação conjunta com a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, e sempre preocupados com a melhoria da qualidade de vida dos carireenses, darão inicio ao Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV. Serão 100 unidades habitacionais a serem construídas e distribuídas na zona rural de Cariré, abrangendo as localidades de Boa Esperança, Almas, Aroeiras dos Alves, Juré, Santo Antonio, Anil e Cajueiro.

Vale destacar que, os beneficiários teriam que pagar um certo valor, no período de 4 anos, mas, o prefeito municipal de Cariré, Antônio Rufino Martins, num belo gesto humanitário, se comprometeu a arcar com todas as despesas. Sendo assim, a casa sairá totalmente sem custo, para a população de baixa renda.

O Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR é de grande importância, pois será feita a substituição das casas de taipa por outras de alvenaria, contribuindo, desta forma, para a melhoria da saúde da população da zona rural, que está sempre ameçada pela infestação do inseto "barbeiro", que é o principal transmissor da doença de Chagas, além propiciar melhores condições de saneamento básico, com a construção de banheiros e instalação de fossas sépticas, dentre outras melhorias.

Lembramos aos interessados, que as inscrições acontecerão nos dias 4 e 5 de novembro, nas próprias localidades acima mencionadas, quando na ocasião, uma equipe de funcionários da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, estará realizando os cadastros e averiguando a documentação necessária para inscrever as pessoas de baixa renda no Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR.

FOTO:ARQUIVO DO BLOG CARIRÉ EM REVISTA
AUTORA DA PAUTA:
Adriana das Chagas Vieira Leôncio -
assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré