Adagri /Secretaria da Agricultura de Cariré fazem visitas de campo aos fruticultores de bananas

 


A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Sedet),  juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Cariré, estiveram na última sexta-feira (19/11), realizando visitas de campo a algumas propriedades que lidam com a fruticultura sustentável (plantio e comercialização de frutas).

A finalidade das visitas foi promover ações de educação sanitária sobre o cadastro para retirada da Guia de Trânsito Interno de Vegetais (GTIV), para que os fruticultores possam ficar bem orientados sobre a sanidade vegetal e a qualidade dos produtos agropecuários de forma sustentável.

Objetivos do GTVI (Guia de Trânsito Interno de Vegetais) 
O objetivo da implantação da Guia é manter o patrimônio fitossanitário do Ceará, que conta com duas Áreas Livres de Pragas desta cultura – Sigatoka Negra e Moko da Bananeira – status estes que permitem o comércio em todo território nacional e internacional.

A emissão e preenchimento da Guia pode ser feita através do APP Produtor, no Portal do Produtor, ou de forma manual (blocada) para os produtores que não tem acesso aos meios eletrônicos. Reforçamos que o documento só poderá ser emitido para Unidades de Produção já cadastradas na Agência. Para esse cadastro não há necessidade de um responsável técnico (Engenheiro Agrônomo).