Prefeitura Municipal e APAE Cariré assinam convênio para deslocamentos de profissionais que atenderão alunos apaeanos durante a pandemia do Covid-19

📸 À esquerda a presidente da Câmara Municipal de Cariré, Virgina Souza Aguiar; ao centro prefeito Antônio Martins e a direita a presidente da APAE Cariré, Camila Mara de Brito Freitas, exibem as cópias originais do convênio celebrado e a Indicação da vereadora Virgina Sousa Aguiar.

📸 Momento histórico em que o prefeito Antônio Martins assina o convênio celebrado entre o Município a APAE Cariré.

Ontem, quinta-feira (11), o prefeito Antônio Martins esteve na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Cariré, assinando um convênio com aquela modelar Instituição, atendendo a Indicação da presidente da Câmara Municipal de Cariré, Virgina Souza Aguiar, a qual requereu: "Disposição de veículo de passeio para deslocamento dos profissionais vinculados à APAE até os alunos quando o atendimento não puder ser feito presencialmente em sua sede, principalmente no período de pandemia de Covid-19".

📸 Vereadora Virgina Souza Aguiar.

Justificativa

Em sua justificativa diz: "O público atendido pela APAE de Cariré são 84 (oitenta e quatro) pessoas, dentre elas crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais, que devido à pandemia que assola o mundo, tiveram seu atendimento prejudicado, o convívio com os colegas e a instituição cessado, ficando às margens da sociedade. Além do prejuízo no acompanhamento pedagógico realizado pelos professores, foram restringidos do acesso ao atendimento com fisioterapeuta, que tanto contribui para seu desenvolvimento psicossocial. Um veículo para a APAE facilitaria o deslocamento de uma equipe multidisciplinar para atender esses alunos. Ressalte-se que quanto mais inseridos no convívio social maior qualidade de vidas esses alunos terão, e que essa inserção é trabalhada de forma conjunta pelos profissionais da APAE, observando as necessidades individuais de cada aluno. Diante do exposto, solicito a atenção e a provação dos Nobres Vereadores, e a providência do Poder Executivo Municipal. Câmara Municipal de Cariré, em 15 de janeiro de 2021."

Prefeito anuncia transporte a partir de março

Em seu Perfil do Facebook, assim anunciou o prefeito Antônio Martins: "Comunico que a partir de março deste ano, vai ser disponibilizado um transporte para que o Fisioterapeuta possa estar atendendo às crianças com necessidades especiais que residem na zona rural, e que devido à pandemia ficaram sem se locomover até à sede da APAE de Cariré. Deixo meu abraço a todas essas crianças às quais eu tenho um carinho todo especial".

LEIA ALGUNS TRECHOS ORIGINAIS DO CONVÊNIO CELEBRADO:

CONVÊNIO QUE CELEBRAM ENTRE SI O MUNICÍPIO DE CARIRÉ E A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE DE CARIRÉ PARA OS FINS QUE INDICA. 
O MUNICÍPIO DE CARIRÉ, pessoa jurídica de direito público interno, neste ato representado pelo Prefeito Municipal, Sr. ANTONIO RUFINO MARTINS e a ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE DE CARIRÉ, mantenedora do Centro de Atendimento Educação Especializada Lidiana Pinho Teles, associação civil beneficente, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, neste ato representada por sua Presidente, Sra. Camila Mara de Brito Freitas,  acordam em celebrar o presente Convênio, conforme autorização constante na Lei Municipal n° 209/2002, mediante as seguintes cláusulas: 

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO Constitui objeto deste Convênio o apoio. em caráter supletivo, à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Cariré/Centro de Atendimento Educação Especializada Lidiana Pinho Teles, com a finalidade de conjugar esforços na prestação de serviços de habilitação e reabilitação às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida. crianças e adolescentes, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania. 


Inscrições do AJA estão abertas de 12 a 26 de fevereiro; são 33 vagas disponíveis para Cariré

As inscrições para o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas e os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja até o dia 26 de fevereiro. O AJA oferece oportunidade de capacitação na área ambiental, para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), concederá aos selecionados, auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200 reais. Segundo Artur Bruno, titular da SEMA, o AJA é um programa de inclusão social e de educação ambiental. “Os jovens serão capacitados, eles aprenderão a fazer os seus projetos para melhorar o meio ambiente de seus municípios”, disse. Com certeza esse é um projeto que terá uma grande repercussão e vai contribuir para um Estado melhor preparado para a sustentabilidade”, completa.

Programa será executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA). “O jovem AJA classificado deverá passar por uma capacitação em educação ambiental, realizada pela SEMA, em formato de Ensino à Distância (EAD), com duração de 60 (sessenta) horas/aula.

SERVIÇO

Inscrições para o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA)
Período: 12 a 26 de fevereiro de 2021
Endereço eletrônico: www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja
👉Baixe aqui, em PDF: Edital

Edital