Prefeitura Municipal de Cariré, através da STDS / CRAS Sede, promove reunião para a reativação do Projeto de Assistência às Famílias de Apenados

 
A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS/CRAS Sede em parceria com a Secretaria da Educação e o Ministério Público Estadual, estará reativando o Projeto de Assistência às Famílias de Apenados de Cariré. Com a finalidade discutir e analisar os planos e metas de reativação do referido projeto, estiveram reunidos recentemente, numa das salas do CRAS da Sede, a primeira dama e secretária da Educação, Virgina Souza Aguiar; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Mirna Moraes de Aguiar; a coordenadora do CRAS Sede, Irany Silva; o assistente social do CRAS, Virgílio Félix Lima; a psicóloga Maíra Braga Melo, além do presidente do Conselho Comunitário de Cariré, Aurélio Evangelista Morais, e três representantes da Delegacia de Polícia de Cariré.


OBJETIVOS DO PROJETO
Estimular o fortalecimento das relações entre família e apenado, no intuito de que a afetividade possa ser um facilitador no processo de retorno do preso ao convívio social. Orientar questões relacionadas a deveres e direitos. Desenvolver estratégias preventivas com a família propiciando a não reincidência do ato criminal. Desenvolver estratégias com os filhos, cônjuges, para que estes não se sintam culpabilizados pela transgressão do familiar. Encaminhar para programas sociais específicos, potencializando possibilidades de desenvolvimento pessoal. Propiciar às famílias uma reflexão sobre as implicações decorrentes do confinamento. Instrumentalizar as famílias a lidar com questões como o tempo restrito de convivência, a diminuição da renda familiar, os preconceitos e a saudades do recluso, etc.
 
METODOLOGIA DO PROJETO
Primeiro, será realizada uma reunião com os presos e seus familiares, com o intuito de apresentar este projeto e verificar o interesse destes em participar do mesmo. Em seguida, havendo interesse dos apenados e de seus familiares, será formado um grupo com as famílias, que funcionará no CRAS Sede. As reuniões serão quinzenais, com duas horas de duração. No grupo, os familiares dos presos participarão de atividades e oficinas voltadas para uma reflexão sobre a vida, o cotidiano, dificuldades, família, autoestima, trabalho, saúde, educação dos filhos, direitos, deveres, drogas, futuro e, conflitos relacionados às situações enfrentadas decorrentes do confinamento dos parentes e estratégias para superá-las. Dentre as estratégias está a possibilidade de viabilizar uma conscientização que leve essas famílias a acessarem junto a rede socioassistencial, programas e instrumentos que proporcionem apoio, geração de renda e, consequentemente, melhor qualidade de vida.