Do nosso Banco de Imagens...

Edital da SDA, as Associações Comunitárias de Cariré e as propostas de instalação da fábrica de rações e a agricultura irrigada


No último dia 15 de janeiro houve um importante reunião a partir das 9:00 horas da manhã, a primeira do ano, com todas as Associações Comunitárias, a respeito do Edital da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), que vem distribuído em cinco eixos temáticos: 1) Abastecimento D’água; 2) Piscicultura; 3)  Apicultura; 4) Agricultura Irrigada; 5) Ovino-caprinocultura.

O Edital apresenta como dificuldade maior o excesso de burocracia para fazer o Cadastro das associações para concorrerem às obras. Por outro lado, o ponto positivo é que a princípio não haverá limite orçamentário para a elaboração do Projeto. 

Ouvindo as Associações Comunitárias foi votado como prioridade para Cariré, a construção de fábrica de rações em Ovino-caprinocultura e, em segundo lugar, a elaboração de um Projeto em Agricultura Irrigada, tendo como ponto d'água as margens do rio Acaraú. A Ematerce participou e comprometeu-se com a elaboração dos Projetos de tratamento d’água nas localidades: Cacimbas, Jucá, Daniel, Muquém de Dentro, Alto Feliz, Caveira, Alto dos Honório e Retiro. 

Inicialmente, também foi deliberado que essas resoluções serão passadas ao Território da Cidadania, que virá a Cariré, no próximo dia 22 de janeiro, a partir das 14:00 horas, participar de uma reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais,  para tomarem ciência de nossas prioridades e votar a respeito. Lembrando também que no próximo dia 31 de janeiro de 2013, quinta-feira, haverá uma plenária regional do Território da Cidadania em Sobral, onde serão votadas as prioridades produtivas da Região Norte, quando Cariré irá participar da Plenária Regional com direito a quatro votos: 1) Prefeitura Municipal; 2) Câmara Municipal; 3) Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; 4) Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável (CMDS).

AUTOR:
Virgílio Félix de Lima assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré (CE)



FOTO ARQUIVO: CARIRÉ EM REVISTA

Associações comunitárias de Cariré estiveram reunidas para elaboração de propostas de implantação de fábrica de ração e horticultura irrigada, por meio do Projeto São José III


No auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cariré, estiveram reunidos com o novo secretário municipal da Agricultura,  Francisco das Chagas Castro (Chaguinha), e com Virgílio Félix de Lima, representando a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, os presidentes e representantes de associações comunitárias do município de Cariré, com o objetivo de discutir os critérios da implantação do Projeto São José III, o qual será executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e tem por objetivo amenizar os efeitos da seca e valorizar as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura piscicultura, horticultura irrigada, cajucultura, mandiocultura, pecuária leiteira e artesanato.

Ao final do encontro, em votação direta, a maioria optou pela proposta de implantação de uma fábrica de ração para animais caprinos e ovinos, ficando como segunda opção a proposta para implantação da horticultura irrigada,
no município Cariré.
 
De acordo com os critérios estabelecidos pelos editais, as entidades interessadas devem apresentar as manifestações de interesse (demandas) através do preenchimento on-line de formulários padronizados. As inscrições seguem até 20 de fevereiro de 2013. 

As propostas serão selecionadas por uma comissão eclética e deverão ter aprovação final pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cerd). Após a seleção das entidades, serão elaborados os Planos de Negócios ou Projetos Executivos, com recursos do próprio São José III, apoiado pela Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP).


Presidentes e representantes de associações comunitárias do município de Cariré presentes ao encontro: Maria Leonete Costa Brito (Associação Beneficente de Jucá), Rita Augeni Castor Fonseca (Associação Beneficente de Coco/Lavagem), João Gilvan Brito (Associação Beneficente de Alto Feliz), Eroneude Raposa de Sousa (Associação Nossa Senhora das Graças de Boa Esperança), Juarez dos Santos Tetzlaff (Associação Comunitária de Aroeiras dos Alves), Vicente Jorge Veras Castro (Associação Comunitária de Lagoa de Fora), Francisco Martins Paiva (Associação Beneficente de Anil), José Valdir Farias (Associação dos Apicultores de Alto dos Honório),  Francisco das Chagas da Silva (Associação Beneficente Muquém de Dentro), Luiz da Rocha (Associação Comunitária de Juriti), Adauto Eleotério Araújo (Associação Comunitária de Arariús), Antônio Gentil de Medeiros (Associação Comunitária de Santo Antônio), Francisco Aurélio Teles Brito (Associação Comunitária de Muquém), Arnóbio Pereira da Silva (Associação Comunitária São Francisco, do Assentamento São Francisco), Francisco de Assis Macêdo de Abreu (Associação Comunitária de Tapuio), dentre outros.
 
Também estiveram presentes ao encontro, a presidente do Sindiacato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cariré (STTRC), Antônia Ivaneide de Araújo, e Fernando Antônio Barbosa Gomes, representando a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado do Ceará.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.