Edital da SDA, as Associações Comunitárias de Cariré e as propostas de instalação da fábrica de rações e a agricultura irrigada


No último dia 15 de janeiro houve um importante reunião a partir das 9:00 horas da manhã, a primeira do ano, com todas as Associações Comunitárias, a respeito do Edital da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), que vem distribuído em cinco eixos temáticos: 1) Abastecimento D’água; 2) Piscicultura; 3)  Apicultura; 4) Agricultura Irrigada; 5) Ovino-caprinocultura.

O Edital apresenta como dificuldade maior o excesso de burocracia para fazer o Cadastro das associações para concorrerem às obras. Por outro lado, o ponto positivo é que a princípio não haverá limite orçamentário para a elaboração do Projeto. 

Ouvindo as Associações Comunitárias foi votado como prioridade para Cariré, a construção de fábrica de rações em Ovino-caprinocultura e, em segundo lugar, a elaboração de um Projeto em Agricultura Irrigada, tendo como ponto d'água as margens do rio Acaraú. A Ematerce participou e comprometeu-se com a elaboração dos Projetos de tratamento d’água nas localidades: Cacimbas, Jucá, Daniel, Muquém de Dentro, Alto Feliz, Caveira, Alto dos Honório e Retiro. 

Inicialmente, também foi deliberado que essas resoluções serão passadas ao Território da Cidadania, que virá a Cariré, no próximo dia 22 de janeiro, a partir das 14:00 horas, participar de uma reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais,  para tomarem ciência de nossas prioridades e votar a respeito. Lembrando também que no próximo dia 31 de janeiro de 2013, quinta-feira, haverá uma plenária regional do Território da Cidadania em Sobral, onde serão votadas as prioridades produtivas da Região Norte, quando Cariré irá participar da Plenária Regional com direito a quatro votos: 1) Prefeitura Municipal; 2) Câmara Municipal; 3) Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; 4) Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável (CMDS).

AUTOR:
Virgílio Félix de Lima assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré (CE)



FOTO ARQUIVO: CARIRÉ EM REVISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.