CONVITE - Dia 15 de abril, às 16:00h, será realizada a cerimônia de inauguração da Quadra Coberta Esportiva Vereador Sebastião Martins, no distrito de Jucá-Cariré

DIVULGAÇÃO

I Trilha Ecoturística da Escola Marieta Cals contou com grande número de participantes e obteve sucesso total

Com mais de 250 participantes, a Escola Marieta Cals promoveu no domingo (dia 03 de abril) a sua 1ª Trilha Ecoturística. Contando com um trajeto de mais de 30 quilômetros, o evento foi promovido visando aumentar os vínculos da comunidade e dos estudantes com a Escola Marieta Cals, bem como estimular a prática de atividade física, por meio do ciclismo, como forma de evitar problemas de saúde, além de ajudar a revelar possíveis ciclistas profissionais do futuro.
Foram momentos de muita descontração, de diversão e de euforia por parte dos participantes. Todos avaliaram a trilha como muito boa e muito bem organizada, a ponto de muitos estudantes já questionarem quando será a próxima.

Além de estudantes da Escola Marieta Cals, participaram do evento estudantes de outras escolas municipais, ex-alunos desta escola e membros da comunidade em geral. A trilha contou com um carro de apoio, cedido pela Secretaria Municipal dos Transportes; uma ambulância e uma técnica de enfermagem, cedidos pela Secretaria Municipal da Saúde, além de contar com a animação do Daniel Som, cedido pela Secretaria Municipal da Cultura, e teve o apoio total da Secretaria Municipal da Educação.
Durante o trajeto foi servido aos participantes frutas, na comunidade de Retiro, e um farto almoço, no Parque, em Sussuarana. Na chegada, os participantes concorreram a mais de 30 prêmios, dentre os quais, duas bicicletas (uma doada pelo Governo Municipal de Cariré e a outra doada pela APEOC Cariré).
A escola agradece a todos os seus patrocinadores, sem os quais o evento não teria tido o sucesso que teve. Muito obrigado a todos.
FONTE:http://fagneraguiar.blogspot.com.br/2016/04/i-trilha-ecoturistica-da-escola-marieta.html

Escola Marieta Cals promoveu várias ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Todos sabemos dos riscos à nossa saúde trazidos pelo mosquito Aedes aegypti, por meio do qual são transmitidas a dengue, a zika e a febre chikungunya. Ciente disso, a Escola Marieta Cals tem promovido uma série de ações de conscientização de seus estudantes visando o combate a este mosquito.
No dia 4 de março, a escola participou de uma caminhada pelas ruas de Cariré, juntamente com as demais escolas da sede municipal. E as ações não pararam por aí.
Durante o mês de março, todas as turmas da escola abordaram o tema em sala de aula. Como forma de promover uma maior orientação de nossos estudantes, o dia 31 de março foi reservado para que o agente de endemias, George Divino, proferisse uma palestra informativa acerca do Aedes aegypti, as formas de combatê-lo, suas formas de proliferação, bem como orientou acerca de como reconhecer e diferenciar o que é dengue, o que é zika e o que é chikungunya.
Também neste dia, tivemos a belíssima apresentação de uma história em cordel pelas crianças da Escola Francisco Hermínio Ponte, orientadas pelas monitoras do Projeto Mais Educação. Tal cordel tinha como tema o combate à dengue.

As ações continuaram até que, na última sexta-feira (dia 08 de abril), a escola promoveu uma séria de apresentações artísticas, como paródias e peças teatrais. Algumas destas apresentações você pode conferir abaixo.
A escola também compôs uma brigada contra a dengue, a qual, toda segunda-feira, inspeciona toda a escola à procura de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Com estas ações, a escola pretende não só combater o mosquito, mas também mostrar aos estudantes que, cada um de nós, deve fazer a sua parte na busca de soluções para os problemas sociais.
ASSISTA PEÇA TEATRAL SOBRE A DENGUE

ASSISTA PARÓDIA SOBRE A DENGUE

Escola Marieta Cals promoveu palestra para celebrar a Abolição da Escravatura no Ceará

Ciente do seu papel de formação de opinião e de promoção de reflexão acerca de assuntos que dizem respeito à formação cidadã de seus estudantes, a Escola Marieta Cals promoveu, no último dia 31 de março, um momento de reflexão acerca do ser negro na sociedade atual.
O momento se mostrou bastante oportuno na medida em que se aproveitou a passagem da data em que se comemora a abolição dos escravos no Ceará (25 de março) para fomentar essa discussão.
O evento teve início com a fala da historiador Alan Soares, o qual fez um relato histórico de como se deu o processo abolicionista no Ceará, mostrando aos estudantes que tal processo foi muito mais uma ação em prol dos donos de escravos (que não tinham mais lucros com o processo escravocrata) do que propriamente uma ação para beneficiar a população negra escrava.

Em seguida, estudantes da escola encenaram um cinema mudo, o qual mostrava a vida pós-escravidão dos ex-escravos, que ficaram "livres" mas não conseguiam emprego devido à sua condição de ex-escravos. Também foi mostrada a realidade da população negra, num momento posterior, em que o preconceito racial fazia com que fosse reservado aos negros apenas empregos mais humildes, como babá, empregada doméstica, etc.
Ao final, como forma de exaltar a população negra, de forma a combater o preconceito que ainda persiste, houve uma exposição de fotos de estudantes negros desta escola, resultante do projeto Beleza Negra.
É com ações como esta que a Escola Marieta Cals se firma, cada vez mais, como uma escola que foca na aprendizagem de seus alunos, sem esquecer, contudo, de promover uma formação crítica e reflexiva.