Prefeito de Cariré, Antônio Martins, reinaugurou a Escola Cel. João Fernandes, de Juré, e assinou ordens de serviços para reformas de outras escolas










IMAGENS INTERNAS DA ESCOLA CEL. JOÃO FERNANDES








FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES

O prefeito municipal de Cariré, Antônio Martins, ontem (23), esteve entregando à comunidade de Juré, a nova Escola de Ensino Infantil e Fundamental Cel.João Fernandes, totalmente reformada e ampliada, cujos serviços realizados foram os seguintes:Reforma de cinco salas de aula, de diretoria e da coordenação e a construção da sala dos professores, com revestimentos de cerâmicas em todos os pisos de todas as salas, além de novas pinturas em toda parte interna e externa do prédio; a ampliação do pátio de entrada da escola; construção de salas de informática e de biblioteca, uma cantina mais ampla e melhor equipada, seis banheiros mais amplos e bem equipados, dois almoxarifados, além da instalação um moderno bebedouro e novos ventiladores em salas de aula.

Vale destacar que a sala de diretoria, a cantina, a sala de informática e sala de biblioteca receberam novos tetos forrados. Também foram construídas rampas de acesso para pessoas com deficiência, reformas nas instalações elétricas e hidráulicas. A nova Escola João Fernandes passará a funcionar com mais espaço e conforto, sendo notória a satisfação tanto dos alunos como dos professores e funcionários em geral, que estavam presentes à cerimônia de reinauguração daquele modelar estabelecimento de ensino.

Grande público se fez presente ao evento e se concentrou na área externa em que foi montado o palanque das autoridades municipais, destacando-se o prefeito Antônio Martins, acompanhado da primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza, a secretária da Educação, Edite Lourenço, além de outros secretários municipais, vereadores da Câmara Municipal de Cariré, tendo à frente o seu presidente, Nery Neto, "prefeitinhos" de Anil, Márcio Clay, de Tapuio, Lucy Ximenes e de Jucá, Chaguinha Castro, dentre outros líderes políticos-comunitários, alunos e professores da comunidade de Juré.

ASSINATURAS DE ORDENS DE SERVIÇOS

Na ocasião, o prefeito Antônio Martins assinou as ordens de serviços para reforma e ampliação das escolas de ensino infantil e fundamental das localidades de Anil, Jucá, Pedra Preta e Serrote Branco, algumas delas já em andamento. Na presença do povo presente ao ato solene, o prefeito Antônio Martins afirmou que todas as escolas da rede municipal de ensino serão ampliadas e reformadas.

De 24 a 30 de março, haverá a Semana de Mobilização Contra a Tuberculose em Cariré, tendo como enfoque a prevenção e o diagnóstico precoce da doença

FOTO: REPRODUÇÃO

Entre os dias 24 e 30 de março será realizada, em Cariré, a Semana de Mobilização Contra a Tuberculose, doença que vem se destacando como uma das prioridades de ação na área da saúde do Governo Municipal e que apresenta medidas de combate simples, como diagnóstico precoce e tratamento adequado de todos os casos. A Secretaria da Saúde de Cariré, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), desenvolve um Programa de Controle da Tuberculose focado na prevenção, vigilância, no diagnóstico precoce e tratamento adequado. De acordo com dados do Departamento de Vigilância à Saúde, em Cariré foram diagnosticados, nos últimos dez anos, 89 casos de Tuberculose. Em 2012, já foram notificados 04 casos novos.

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por uma bactéria, o Mycobacterium tuberculosis, também denominado de Bacilo de Koch(BK). A transmissão ocorre por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose pulmonar ao tossir, espirrar ou falar. É uma doença grave, porém curável, em praticamente 100% dos casos novos, caso o tratamento seja realizado como preconizado pelo Ministério da Saúde. O principal sintoma é a tosse por mais de 3 semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e suor noturno.


PROGRAMAÇÃO

Data

Ação

Local

23 e 24/03/2012

Lançamento da Semana de Mobilização Contra a Tuberculose com divulgação em folderes, carro de som e site do município.

Órgãos Públicos

Feira Livre

Site do Município

26/03/2012

Oficina de Análise dos Indicadores da TB e elaboração do Plano Municipal de Controle da Tuberculose para 2012 com os profissionais da Saúde (Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem e Farmacêuticos.

Fábrica de Cultura

26/03/2012

Inscrição de profissionais da saúde cadastrados no CNES no Curso de Ações para o Controle de Tuberculose na Atenção Básica.

Fábrica de Cultura

27/03/2012

Entrevistas com profissionais da saúde falando sobre a Tuberculose, o Tratamento Diretamente Observado e a cura da doença.

Rádio Local

26 a 30/03/12

Realização de palestras nas escolas abordando a TB.

Escolas Municipais

26 a 30/03/12

Realização de um concurso de desenho nas escolas representando a TB, com premiação para os 2 primeiros lugares.

Escolas Municipais

26 a 30/03/12

Realização de palestras nas salas de espera das Unidades de saúde sobre a Tuberculose.

Centros de Saúde da Família

26 a 30/03/12

Convocação de todos os profissionais de saúde dos CSF para a realização do “Dia da Tosse” para identificação dos sintomáticos respiratórios com coleta de escarro e agendamento para consulta.

Centros de Saúde da Família

26 a 30/03/12

Supervisão da equipe de Vigilância à Saúde para Monitoramento e Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose.

Centros de Saúde da Família

AUTOR DA MATÉRIA:

Francisco Rodrigues Martins - diretor do Departamento de Vigilância à Saúde em Cariré.