Boletim Covid-19 de 12/11, até às 16:00h: 06 pessoas estão em isolamento domiciliar em Cariré

 






Secretaria da Saúde de Cariré-CE promove a realização dos exames de ultrassonografia de próstata


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Cariré está dando prosseguimento à programação alusiva à campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. Em 2021, o tema do Novembro Azul é "Homem que é homem cuida da saúde!".
Na programação de hoje, sexta-feira (12/11), foram realizados exames de ultrassonografia de próstata com o experiente médico Dr. Guimarães.
Confira a programação de 17 até 30 de novembro:
➤ 17/11 - Palestra para os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura ( orientação para prevenção do câncer de próstata);
➤ 18/11 - "Dia D" em todas as unidades de saúde (orientação para prevenção de câncer de próstata) testes rápidos;
➤ 22/11 - Palestra para os agentes de endemias sobre a prevenção do câncer de próstata;
➤ 25/11- Papo de homem com o Urologista Dr. Guilherme Tiburtino.
➤ 30/11 - Avaliação de saúde do homem (anamnese clinica, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, solicitação de exames).

Prefeitura e Banco do Nordeste se reúnem para discutir ações do Prodeter no município de Cariré

Aconteceu na manhã de hoje (12), no auditório da Escola Francisco Hermínio, uma reunião entre a Prefeitura Municipal de Cariré e a representação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste. Na pauta principal do encontro, estava a inclusão da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira nas ações do programa em Cariré-CE.

Estavam presente à reunião, o prefeito de Cariré, Antônio Martins; Lúcia Sobreira, agente de Desenvolvimento de Negócios do Banco do Nordeste;  secretários municipais de Cariré: Dóris Helena Brito (Agricultura e Pecuária), Cícero Amâncio (Infraestrutura e Desenvolvimento), Liduina Evangelista Moraes (Cultura, Turismo e Esporte), Roberto Kelson (Meio Ambiente), Elvilema Feitosa (Educação) e Mirna Moraes (Controladoria-Geral do Município), além de Emerson Pinto, presidente de Sinrural de Coreaú.

Objetivos do Prodeter

O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.

Organizações da Agricultura Familiar (OAF's) do município de Cariré-CE realizam encontros na sede e no distrito de Tapuio

🔺 No auditório da Escola Francisco Hermínio,  sede municipal, com representantes da COOPAGRO .

🔺No distrito de Tapuio, com representantes da COOPEVALE.

Na sede municipal e no distrito de Tapuio, foram realizados na última quinta-feira (11/11), os encontros com as Organizações da Agricultura Familiar (OAF's) do município de Cariré-CE, as quais estão sendo contempladas com recursos do Projeto São José IV. A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Cariré esteve presente aos dois encontros, na pessoa de sua titular, a secretária Dóris Helena Brito. Em Cariré estão sendo contempladas a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Cariré (COOPAGRO), na sede municipal,  e a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Acaraú (COOPEVALE), sediada no distrito de Tapuio. 

Estiveram também presentes aos dois encontros,  Nadir Chaves e Franciana Gomes, técnicas de Nível Superior do Projeto São José IV, o qual pertence à Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA. 

Em contato via WhatsApp com a nossa reportagem, a secretária municipal da Agricultura e Pecuária, Dóris Helena Brito nos informou que esteve presente aos dois encontros, "sendo um  dia muito proveitoso mesmo", ressaltou. Segundo ainda Dóris Brito, "as duas cooperativas selecionadas foi a gente aqui da Secretaria de Agricultura que as inscreveu, que trouxe os recursos do Governo do Estado pra elas, que então abraçaram a causa mesmo, com compromisso e seriedade, e agora irão fazer seus projetos, para poder conseguir o que elas almejam em prol do desenvolvimento sustentável de cada uma delas", enfatizou Dóris Brito.


O Projeto São José IV faz parte de um conjunto de políticas públicas do Estado do Ceará com linha de financiamento especial voltada às Organizações da Agricultura Familiar (OAF's), visando o desenvolvimento rural sustentável.