Realizada a cerimônia de entrega da Comenda Zélia Martins Ramos de Barros às Mulheres de Destaque e dois títulos de Cidadania Carireense


Na quinta-feira (03/03), às 18h, aconteceu no auditório da Escola Francisco Hermínio, a sessão solene de entrega da Comenda Zélia Martins Ramos de Barros, promovida pela Câmara Municipal de Vereadores, com objetivo de prestar homenagem às mulheres que tenham se destacado nos vários segmentos profissionais ou prestação de relevantes serviços na área social em geral no município de Cariré, estado do Ceará, valorizando a mulher no contexto da Cidadania.  

Vale ressaltar que a Comenda Vereadora  Zélia Martins Ramos de Barros, presta também homenagem à primeira mulher presidente de Câmara Municipal do Brasil, que exerceu os mandatos nos biênios 1947-1948 e 1953-1954.

O mês escolhido para entrega da comenda é março, por ser o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher - 8 de Março. Vale ressaltar que cada vereador/a indicou o nome da sua homenageada. A Câmara Municipal de Cariré é composta por 11 vereadores. Portanto, foram 11 mulheres homenageadas, as quais aqui citamos: 

🔺Ozani Castro Lopes (Indicação do vereador Alexandre de Sousa Silva).

 🔺Francisca das Chagas Lopes Silva (Indicação do vereador Eliziário Gonçalves Lima). 

🔺Francilene Magalhães Ferreira (Indicação do vereador Flávio Moreira Alves).

 🔺Sandra Rodrigues Moraes Chaves (Indicação do vereador Jhonny Azevedo Lopes);

  🔺Edileusa Pereira de Souza (Indicação do vereador Guarani Martins de Lira).

🔺Maria Lucimar Gomes Divino (Indicação do vereador José Pinheiro de Mesquita).

🔺Ciliane Dionízio Trajano (Indicação do vereador Márcio Rodrigues Brito).

 🔺 Liduina Maria Evangelista Morais da Silva (Indicação da vereadora Maria Lucy Ximenes de Almeida).

🔺Raila Aguiar Portela (Indicação do vereador Robson Ribeiro de Aguiar).

🔺Marina Moreira de Santana (Indicação da vereadora Sandra Alcântara Aguiar).

 🔺Águida Rodrigues Martins (Indicação da vereadora Virgina Souza Aguiar).

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Na ocasião, também foram entregues a Comenda  Zélia Martins Ramos de Barros   às mulheres vereadoras da Câmara Municipal de Cariré: Maria Lucy Ximenes de Almeida, Sandra Alcântara Aguiar e Virgina Souza Aguiar (Veja nas fotos acima, pela ordem).

Na ocasião também foram entregues dois títulos de Cidadania Carireense ao conhecido radialista Francisco Firmino Filho (Chico Santana) e à gestora educacional Zoraida Maria  Passos Rodrigues, diretora da EEEP Guiomar Belchior Aguiar de Cariré-CE. Os mencionados títulos foram de autoria do ex-vereador Doriedes Honório de Brito, mas, que em 2020 não foram entregues por causa da pandemia do Covid-19.














Após a entrega dos títulos de Cidadania Carireense aconteceu o uso livre da palavra por parte dos homenageados e de algumas autoridades e, ao final, o pronunciamento do prefeito Antônio Martins.

Em seguida, a presidente da Câmara Municipal de Cariré, vereadora  Virgina Souza Aguiar destacou a importância dos serviços prestados à comunidade carireense por parte das mulheres homenageadas com a Comenda Zélia Martins Ramos de Barros e dos agraciados com o Titulo de Cidadania Carireense. Ao final de suas palavras, declarou encerrada a sessão solene.

Textos & Fotos: Vicente José Rodrigues (Jornalista 003075/CE - Mtb)