SEBRAE/Região Norte realizou palestra sobre Empreendedorismo, na Semana do Trabalhador

FOTOS: VICENTE J.RODRIGUES





Fazendo parte da programação alusiva à Semana do Trabalhador, foi realizada nesta segunda-feira (2), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cariré, uma importante palestra sobre Empreendedorismo, proferida pelo analista Hugo Macário Brito Pinheiro, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/Escritório Região Norte, dirigida aos empreendedores individuais deste município.

QUE É EMPREENDEDORISMO?

Segundo o palestrante Hugo Brito Pinheiro, "o empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, uma região, um município, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda. O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos". Em sua palestra por meio de data-show, Hugo Brito Pinheiro citou como características do empreendedor e vantagens competitivas, dentre outras, as seguintes: criatividade, capacidade de organização e planejamento, capacidade de liderança, habilidade para trabalhar em equipe, gosto pela área em que atua, visão de futuro e coragem para assumir riscos, interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio, persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas), saber ouvir as pessoas e facilidade de comunicação e expressão.

Cariré participou do Curso de Formação para Jurados da Federação das Quadrilhas Juninas, realizado em Varjota

FOTO: SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA E TURISMO
Depois de Cariré foi a vez do Município de Varjota sediar um evento do movimento Junino na Zona Norte. É que no dia 30 de abril, aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquela cidade, um curso de Formação para Jurados da Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará-FEQUAJUCE, que contou com a participação de representantes de vários municípios da região Norte. Este curso teve como objetivo: capacitar pessoas para que possam estar aptas a julgar os festivais de quadrilhas que acontecerão durante o ano de 2011, em todo o Estado do Ceará. A comisão composta de seis pessoas representou muito bem o Município de Cariré, e estava assim constituída: Marcelo Alves - coordenador de Cultura de Cariré, Nenem Mania, Adriana Alves, Manuela Aparecida, Herisson Jones e Edson Bezerra. Vale ressaltar que acontecerão etapas desse curso em todas as regiões do Ceará, incluindo a Capital Fortaleza.

Realizado em Cariré o Focum Junino do Vale do Acaraú

FOTOS: SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA E TURISMO







Aconteceu no dia 29 de Abril, o Focum Junino do Vale do Acaraú, na cidade de Cariré. O referido evento reuniu gestores culturais, promotores de festivais e coordenadores de quadrilhas que fazem acontecer o movimento Junino da nossa região, tendo como principal palestrante, Kiko Sampaio, presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará-FEQUAJUCE, que por sua vez, repassou todo o sistema de idealização e as propostas que aquela entidade tem para a comemoração dos Festejos Juninos de 2011, em todo o Estado do Ceará.
Além do presidente da Fequajuce, estiveram presentes: a articuladora da Federação das quadrilhas na Zona Norte e secretaria da Cultura do Município de Hidrolândia, Jaqueline Rodrigues, a secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Cariré, Regina Farias e o coordenador de Cultura Inovadora, Marcelo Alves, entre outros.

Vale ressaltar que este evento foi uma parceria da Fequajuce – Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará com a Secretaria da Cultura do Município de Cariré e contando com total o apoio da Prefeitura Municipal.