Estado garante apoio para modernização da Santa Casa de Sobral



O secretário da Saúde, Ciro Gomes, visitou nesta quarta-feira (08) o bispo de Sobral, Dom Odelir Magri, e garantiu apoio para modernizar a Santa Casa da cidade. Foi criado um grupo na Secretaria da Saúde para que, em parceria com o hospital e com a prefeitura de Sobral, estude e trabalhe por melhorias na unidade. "A Santa Casa, que presta há muitos anos um grande serviço para Sobral e toda a região Norte, contará com nosso apoio para se desenvolver e se modernizar", afirmou Ciro.

Entre as demandas da instituição, estão algumas obras, a compra de novos equipamentos e uma parceria cada vez mais efetiva com o Hospital Regional Norte.

"O Governo do Estado tem sido um parceiro importante da Santa Casa de Sobral. Tenho certeza que com Ciro à frente da Secretaria da Saúde,  esta relação será ainda melhor", ressaltou Dom Odelir.

Coração

Com o aprofundamento das parcerias, a Santa Casa poderá ampliar seu apoio também ao Hospital de Messejana, em Fortaleza. A excelência da unidade do Coração contribuirá para redistribuir e atender mais pacientes, desafogando o hospital da Capital.

FONTE: http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9857-governo-do-estado-garante-apoio-para-modernizacao-da-santa-casa-de-sobral-

Hospital de Messejana realiza primeiro transplante de pulmão de 2014


O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede pública estadual, realizou na última segunda-feira (06), o primeiro transplante de pulmão de 2014, no Estado. O homem de 62 anos, residente em Fortaleza, diagnosticado com fibrose pulmonar, recebeu o pulmão novo de uma doadora de 18 anos. O paciente transplantado está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tem boa recuperação, e permanecerá internado no HM de duas a três semanas, até receber alta. Com essa cirurgia, chega a 17 o número de transplantes de pulmão realizados no Ceará desde 14 de junho de 2011, quando o HM iniciou o procedimento.

Para 2014, a expectativa do coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do HM, o médico Antero Gomes Neto, é realizar um transplante por mês. No ano passado, foram realizados no Ceará oito transplantes de pulmão. Em 2011 e 2012 foram realizados quatro transplantes em cada ano. O HM, unidade da Secretaria da Saúde do Estado referência na assistência de alta complexidade em pneumologia e cardiologia, é o único hospital das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país a fazer transplante de pulmão. Por isso, entre os transplantados de pulmão do HM há também pacientes de outros os estados, como de Pernambuco, Rio Grande do Norte e da Bahia.