Secretaria da Saúde de Cariré realizará neste sábado (9), o dia "D" de mobilização nacional de vacinação contra a gripe (influenza)

FOTO: Arte/Design Vicente Rodrigues/Cariré em Revista

A Secretaria Municipal da Saúde de Cariré realizará o dia "D" de mobilização nacional da vacinação contra a gripe, que ocorre neste sábado (9). Haverá vacinação contra o sarampo, para as crianças de 6 meses a menos de 5 anos que estejam com esquema de vacinação incompleto. Durante a campanha também serão oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal), pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos. 

O que é a Influenza?



A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A gripe comum, como é conhecida, pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

Prefeitura Municipal de Cariré / STDS / CRAS da Sede e Rural promoveram ontem (7), o Planejamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS / CRAS / SCFV promoveram ontem (7), pela manhã, o Planejamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) cujos serviços promovem a inclusão social para idosos, crianças e adolescentes de 06 a 15 anos e para crianças de até 06 anos, abrangendo a sede, distritos e localidades do município de Cariré.

A programação do evento cumpriu o seguinte roteiro:
8:00h - Café da manhã.
8h15 - Acolhida, com abertura sendo realizada pela secretária da STDS, Mirna Moraes de Aguiar.
8h30 - Informações e a organização do evento "Caminhada das Mães".
8h45 - Troca de experiências.
9h13 - Planejamento em grupos.
10:00h - Apresentação das propostas planejadas.
11:00h - Avaliação do planejamento.
11h15 - Apresentação do NUCA – Núcleos de Participação e Desenvolvimento dos/as Adolescentes, qual tem o objetivo mobilizar adolescentes e jovens para através de sua colaboração e engajamento autônomo contribuírem para a melhoria de suas comunidades.

ENTREVISTA GRAVADA COM MAÍRA BRAGA MELO, PSICÓLOGA DO CRAS SEDE
"Nós estamos organizando o Planejamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Cariré, com a finalidade de elaborar as atividades que serão ofertadas para os grupos, em todas as localidades atendidas pelo serviço, durante o mês de maio. São temáticas como: a comemoração do Dia das Mães, a Semana de Combate à Exploração e o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, o Dia do Trabalhador, além de outras atividades. Os orientadores estão todos presentes, cada um está recebendo informações sobre o que havendo em seus coletivos e trazendo sugestões. Hoje, aqui no Centro de Convivência do Idoso, as mães dos SCFV e CRAS  já estão sendo contempladas com lembrancinhas que são oferecidas pela STDS, como forma de lembrar e homenagear pela sua data.  Além disso, é uma organização do CRAS da Sede e do CRAS Rural de Anil, mas, principalmente, da STDS e da Prefeitura Municipal de Cariré."
Mães dos SCFV e CRAS  contempladas com lembrancinhas 

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

ENTREVISTA GRAVADA COM FLÁVIO BRAGA MARTINS, COORDENADOR DO NUCA:
"É uma oficina de territorialização com orientadores dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, onde eles viram como estão funcionando os espaços e oportunidades, os espaços de vulnerabilidade do município e o trabalho desenvolvido pelo NUCA , que é o núcleo de adolescentes do Selo Unicef, onde a gente está trabalhando há quase um ano, na busca do Selo, e a gente vai estar mandando um questionário para cada um deles (orientadores) estar respondendo sobre a questão da territorialização sobre os espaços e oportunidades e sobre as localidade que têm algum tipo de risco de vulnerabilidade social, para que a gente possa estar fazendo um mapeamento e em cima desse mapeamento estar mobilizando todos eles através de uma campanha socioeducativa, a fim de reverter esse quadro a partir do momento do que a gente vai encontrar aqui hoje.
Um dos maiores índices de vulnerabilidade que nós do NUCA encontramos foi a questão da gravidez na adolescência, principalmente na região de Tapuio e Jucá, onde ocorrem os maiores números desses casos. Então, a ideia de hoje é a gente ver a realidade de cada localidade, através desses orientadores, para que de uma certa forma a gente possa estar trabalhando no foco da realidade de cada um". 

CONFIRA TODAS AS FOTOS, CLICANDO NO LINK ABAIXO: 
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.868105079928947.1073741959.100001883903125&type=1 

Escola Profissional Guiomar Belchior Aguiar promove a Semana da Saúde na Escola, com foco na alimentação saudável, atividades físicas e na promoção da saúde

A EEEP Guiomar Belchior Aguiar, de Cariré-CE, realiza a Semana da Saúde na Escola. As ações tiveram início no período de 28 de abril a 04 de Maio, sendo finalizada com a palestra com o tema Saúde Mental, ministrada pela psicóloga Maíra Braga Melo. Focado na alimentação saudável, a iniciativa inclui na programação dos alunos, a conscientização através de práticas corporais e atividade física, além de proporcionar momentos de descontração e promoção da saúde. 

Gincanas envolvendo vários tipos de exercícios como danças, brincadeiras e esportes foram realizadas, sob a orientação do educador físico da escola, professor Luís Fernando, no intuito de mexer com a turma, promovendo a saúde e o bem-estar. Os estudantes também estão passando por uma avaliação antropométrica, que obtém o Índice de Massa Corporal (IMC), por meio da medição de peso e altura. 

Os dados obtidos passam por uma análise e, se necessário, os estudantes são orientados a focar na alimentação saudável e conscientizados da necessidade de atividades educativas. Todos os professores da Escola Profissional Guiomar Belchior Aguiar têm se mostrado colaboradores nas atividades. As ações fazem parte do Projeto Saúde na Escola, que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. O projeto tem como coordenadora local, a professora Isabel Martins.


(Textos e fotos enviados por e-mail, pelo professor Romero Passos, da EEEP Guiomar Belchior Aguiar, de Cariré-CE.)