Secretaria da Cultura de Groaíras realizou ontem (5), a 1ª Mostra Cultural de Reisado, na Praça Padre Mororó


 


Aconteceu ontem (domingo), dia 5 de janeiro de 2014, numa promoção da Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto, a realização da 1ª Mostra de Reisado Groairense, na Praça Padre Mororó, marcando o encerramento ao Projeto "Groaíras Natal de Luz". 

O objetivo da realização do evento folclórico-cultural foi resgatar, valorizar e manter viva a tradição cultural do Reisado, no município de Groaíras. 



A 1ª Mostra de Reisado reuniu diversos secretários do governo municipal, autoridades e lideranças locais, além das presenças do prefeito Adail Melo, da primeira dama Elisabeth Ximenes, do secretário de Cultura, Turismo e Desporto, Ney Oliveira, do secretário adjunto Pretinho Jones, e de um grande público.


Como convidado especial e de honra, esteve participando do evento o ex-secretário de Saúde do Estado do Ceará, Dr. Arruda Bastos (na foto), que falou sobre a importância da preservação da nossa cultura regional e parabenizou a Secretaria da Cultura de Groaíras, pela belíssima cerimônia realizada em praça pública.

(Com informações de textos e fotos do Facebook Secult Groaíras - Democratizando a Diversidade).

Mundo em alerta! Risco de erupção em supervulcão nos Estados Unidos é maior do que se pensava, alertam cientistas


Vulcão de Yellowstone pode explodir sem gatilho externo e representa ameaça para a humanidade

GRENOBLE - A análise de uma rocha derretida dentro do supervulcão do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, revelou que uma erupção é mais provável do que se imaginava e pode acontecer sem qualquer gatilho externo. Os supervulcões são centenas de vezes mais poderosos do que os convencionais e, ao lado dos esteroides, representam a maior ameaça para a humanidade.

Cientistas acreditavam até o momento que uma erupção só poderia acontecer após um terremoto que quebrasse a crosta da Terra, permitindo que o magma escapasse. No entanto, de acordo com estudo publicado na revista “Nature Geoscience“, a erupção pode ser resultado apenas do acúmulo de pressão dentro do vulcão.

No passado, supervulcões e asteroides foram responsáveis por extinções em massa e mudanças de longo e curto prazo no clima. A erupção de um supervulcão pode causar um evento chamado “inverno vulcânico”, que resfria a Terra devido ao bloqueio da luz do sol pelas cinzas. 

Acredita-se que a última erupção supervulcânica aconteceu cerca de 70 mil anos atrás, no local que hoje se encontra o Lago Toba, em Sumatra, Indonésia. As suas cinzas bloquearam o sol entre seis e oito anos, o que causou um período de resfriamento global que durou cerca de mil anos.

A última vez que o vulcão de Yellowstone entrou em erupção foi cerca de 600 mil anos atrás, lançando na atmosfera mais de mil quilômetros de cinzas e lava - cerca de 100 vezes mais do que a erupção do Monte Pinatubo, nas Filipinas, em 1991, que causou um resfriamento global de 0,4º C por vários meses. 

Segundo previsão dos cientistas, uma erupção supervulcânica baixaria as temperaturas médias globais em cerca de 10º C durante uma década, o que levaria a uma mudança no modo de vida na Terra. 

Salário mínimo: Prefeituras cearenses sentem o peso do reajuste


O acúmulo de problemas das prefeituras cearenses é acentuado com o baixo crescimento da economia brasileira, detalha José Irineu Carvalho (foto), consultor de Economia e Finanças da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Ele explica que, a exemplo de qualquer empresa, quando o crescimento da receita é menor do que a relação de despesas, o impacto negativo é previsível. Com as prefeituras, não é diferente.

Contudo, no tocante ao reajuste de 2014 no salário mínimo, a reposição de 6,78% vai estar equilibrada com o crescimento da receita prevista em 8%. Todavia, os municípios ainda sentem o peso do desequilíbrio financeiro de 2012. “Em 2012, o reajuste no mínimo foi de 14% e o do Fundo de Participações dos Municípios (FPM), principal fonte de receita do município, foi de 3%. Em 2013, o reajuste do mínimo foi de 9% e do FPM de 7,54%. Isso significa que os municípios sofreram com dois anos de crescimento elevado nos salários e baixa arrecadação de receita”, esclarece Carvalho.

Na análise do consultor da Aprece, 2014 não acentuará o quadro econômico desequilibrado, mas carregará o peso dos dois últimos anos. Nesse panorama, Carvalho prevê que os municípios deverão fazer ajustes, para ampliar a capacidade de investimento em melhorias estruturais.

IDESSC E FATENE abrem inscrições para cursos de pós-graduação e técnico, na cidade de Santa Quitéria/CE


Cursos Técnicos e de Pós-Graduação Lato Sensu! Inscrições na sede do IDESSC, no Centro de Santa Quitéria, defronte à Macavi. Valor da inscrição, 90,00 reais. Início das aulas, logo que formada a turma.

Cursos:
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
Alfabetização e Letramento
Educação Inclusiva
Educação Física Escolar
MBA em Administração
Ensino da Língua Portuguesa e Literatura
Ensino da Matemática
Ensino da História
Ensino da Geografia
Ensino da Biologia
Ensino da Língua Inglesa
Educação Ambiental
Saúde da Família
Saúde Pública
Técnico em Secretaria Escolar

Contatos: 3628 0617, 9626 4414 ou 9614 8988.
Acesse: www.idessc.com.br e visite a página do IDESSC no Facebook.

Novo concurso da PRF abre 216 vagas no País, para o nível médio

Futuros agentes substituirão funcionários terceirizados na área administrativa

Edital para agente administrativo sai até junho. Último concurso para o cargo foi em 2012

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou no último dia 30 de dezembro a realização de concurso público para o preenchimento de 216 vagas para o cargo de agente administrativo da Polícia Rodoviária Federal. Para concorrer é necessário possuir apenas ensino médio completo. A remuneração inicial é de R$ 3.689,77, já considerando auxílio alimentação de R$ 373, com jornada de trabalho de 40 horas semanais

A publicação do edital deverá ocorrer, no mais tardar, até junho, uma vez que a autorização determina um prazo de seis meses de sua publicação para que o concurso seja realizado.

A autorização é resultado do projeto de lei 2.205/2011, que estabelece a criação de 260 vagas para o cargo, com o objetivo de eliminar a necessidade de contratação de terceirizados para a execução de serviços administrativos, assim como evitar o desvio de funções por parte do efetivo policial.

A própria autorização do MPOG já determina que o preenchimento das vagas por parte dos aprovados no concurso deverá ser feita para a substituição da totalidade de trabalhadores terceirizados.

Cabe ao agente administrativo da PRF executar atividades administrativas de nível intermediário, relativas às competências legais da Polícia Rodoviária Federal, por meio de prestação de apoio técnico administrativo à área finalística da instituição.

No último concurso, realizado em 2012, as 67 vagas para agente administrativo foram para lotação apenas no Distrito Federal. As localidades abrangidas no próximo ainda deverão ser confirmadas. Na ocasião, o processo seletivo foi composto de provas objetivas e investigação social. A parte objetiva contou com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. A organizadora foi o Cespe/UnB.

A parte de conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa, ética e conduta pública, noções de informática, legislação relativa à PRF e noções de matemática. Já em conhecimentos específicos, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo e noções de estatística.