Projeto de Lei de autoria da vereadora Virgina Souza nomeia logradouros públicos em Rafael Arruda, na área de Cariré-CE

📸 Vereadora Virgina Souza com o projeto de lei, tendo ao lado o Sr. Ueliton Gonçalves, filho do saudoso Manoel Ferreira de Melo, mais conhecido por "Manuel Cândido". A  "Rua 06" em Rafael Arruda, passa agora a se chamar de RUA MANOEL FERREIRA DE MELO.

A vereadora Virgina Souza Aguiar, presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cariré, vem de apresentar na sessão ordinária virtual e presencial realizada hoje (23), às 10h, o Projeto de Lei Nº 04/2021, que nomeia logradouros públicos na localidade Rafael Arruda, zona rural deste Município. Referido projeto teve aprovação dos vereadores.

Em sua Justificativa, diz Virgina Souza: "Na oportunidade em que são nomeados os logradouros, identificando-os pertencentes ao território carireense, também estaremos prestando justa e merecida homenagem à memória de saudosos cidadãos que tanto contribuíram para o desenvolvimento daquela região, bem como a seus familiares que seguem trabalhando e contribuindo para o progresso e desenvolvimento do Município de Cariré"...

"Art. 1°. Fica denominada de RUA ANTONIO FERREIRA DA COSTA a Rua 01 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. .

Art. 2º. Fica denominada de RUA JÚLIO VIEIRA DE SANTANA a Rua 02 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 3°. Fica denominada de RUA AMADEU LINHARES PONTES a Rua 03 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 4°. Fica denominada de RUA ANTONIO PESSOA DE BRITO a Rua 04 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 5°. Fica denominada de RUA ANTONIO NARCISIO a Rua 05 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 6°. Fica denominada de RUA MANOEL FERREIRA DE MELO a Rua 06 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 7°. Fica denominada de RUA LUÍS DOMINGOS DIAS a Rua 07 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 8°. Fica denominada de RUA FRANCISCA FERREIRA GOMES a Rua 08 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município.

Art. 9°. Fica denominada de RUA JOAQUIM FERNANDES MAGALHÃES a Rua 09 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 10. Fica denominada de RUA LUÍS ROSA DO NASCIMENTO a Rua 10 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município.  

Art. 11. Fica denominada de RUA RAFAEL IZIDORIO a Rua 11 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município.  

Art. 12. Fica denominada de RUA JOAQUIM RIBEIRO DE AGUIAR a Rua 12 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município.  

Art. 13. Fica denominada de RUA JOAQUIM VICENTE ALCÂNTARA AGUIAR a Rua 13 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 14. Fica denominada de RUA MARIA MARQUES RODRIGUES a Rua 14 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 15. Fica denominada de RUA MARIA VALDEMAR a Rua 15 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 16. Fica denominada de RUA MIGUEL LUÍS DA COSTA a Rua 16 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município. 

Art. 17. Fica denominada de TRAVESSA MANOEL FERREIRA DE MELO a Travessa 01 em Rafael Arruda, na Zona Rural deste Município". 

Por sua vez, a atuante vereadora Virgina Souza Aguiar, autora do projeto de lei acima mencionado, também declarou: "Este projeto tanto ajudará na localização para serviço de Correios, transportadoras e, principalmente, às pessoas que visitam a localidade, pois Rafael Arruda tanto pertence a Sobral como pertence a Cariré".

Boa prática escolar de Cariré para vencer obstáculos na pandemia é notícia no O POVO


Na  grande série de reportagens do jornal O POVO, de Fortaleza, sobre "Comunidade escolar se une para vencer obstáculos durante pandemia", foram ouvidos diversos profissionais da educação, os quais lançaram mão de estratégias para alcançar estudantes e se esforçar, muitas vezes além da capacidade, para garantir o direito à educação.

Dentre esses especialistas entrevistados, está o professor Diego de Souza sobre as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, pela Escola de Ensino Médio de Cariré, Dona Marieta Cals. Leia, na íntegra, a matéria especial abaixo:

"Formação continuada promove superação dos desafios tecnológicos"...

“Tudo o que nós achávamos conhecer sobre informática acabou não valendo. Era um conhecimento muito fragilizado. Além de nós termos de aprender para dar as aulas, precisamos também ensinar aos alunos”, analisa o professor Diego de Souza sobre as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. O docente ministra a disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Médio da EEM Dona Marieta Cals, localizada em Cariré, distante 287,2 quilômetros de Fortaleza.

Para superar os obstáculos, o educador participou dos cursos do programa de formação continuada: Itinerários Formativos, da Secretaria da Educação do Estado (Seduc). A versão piloto da iniciativa ocorreu em 2018 com 882 inscritos. No ano seguinte, foram 2.095 certificados emitidos. Em 2020, as formações tiveram de ser adaptadas e, apesar da pandemia da Covid-19, contou com 6 mil docentes matriculados de 23 regionais de ensino.

“De início, foram conceitos de informática, conceitos de trabalhos em plataformas. Logo depois, nós fomos para o trabalho empírico, onde aprendemos a usar as ferramentas digitais”, lembra Diego. As formações iniciaram com o período pandêmico já em curso.

"Quando você sente que instâncias superiores se preocupam com sua formação, sente-se mais motivado. Até então, a iniciativa era mais do professor. Não é fácil tirar do próprio bolso para reciclagem, mas esses cursos gratuitos ofertados pela Secretaria de Educação melhoram o nosso currículo", avalia.

Para o professor, os itinerários já mostram resultados. Porém, ainda é necessário mais investimentos e atenção redobrada para aqueles excluídos digitalmente dos encontros remotos.


"Nem todos os alunos têm acesso, nós temos alunos que ainda não têm internet ou aparelho celular. Nós temos alunos com um aparelho para três ou quatro pessoas. É um resultado a longo prazo, mas aqueles que têm acesso nós temos visto proveitos", frisa.

E projeta: “O que nós aprendemos com isso ficará para o resto da vida. Quando as aulas voltarem de forma presencial, aquilo que no digital nós não utilizávamos, nós usaremos. Nosso público será mais atraído. Muitos de nós conhecíamos o básico, com esse avanço que tivemos, isso fortalecerá nosso currículo e nosso conhecimento”.

Prefeitura de Cariré faz adesão ao Garantia Safra 2020/2021


Na quinta-feira, ontem(22), diretamente do Gabinete da Prefeitura de Cariré, o prefeito Antônio Martins participou da solenidade de adesão ao Programa Garantia Safra 2020/2021, que aconteceu às 9h, através da plataforma Zoom. Nesta edição, a Prefeitura de Cariré adere ao Garantia Safra com aporte de R$ 30.957,00 em recurso municipal e estão inscritos e homologados 607 agricultores, sendo que cada um receberá R$ 850,00.


Após participar da solenidade virtual, às 11h, o prefeito Antônio Martins assinou o Termo de Adesão ao Garantia Safra 2020-2021, na presença da secretária municipal da Agricultura e Pecuária, Doris Brito. Esse Termo tem por objetivo firmar a parceria entre o Município e o Estado para garantir renda mínima aos agricultores familiares que perderam pelos menos 50% da safra do agrícola 2020/2021.


 

Localidade de Aroeiras recebe atendimentos da equipe do PSF




Ontem, quinta-feira, dia 22/04, a Secretaria de Saúde de Cariré, através da equipe lotada na Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade de Almas, reiniciou os atendimentos itinerários na localidade de Aroeiras, atendendo a indicação legislativa do vereador Robson Pessoa. "Nossa equipe não poupa esforços para levar uma saúde de qualidade a toda população", diz a secretária da Saúde de Cariré, Raila Aguiar.