21 de outubro é comemorado o 125º aniversário de nascimento de Elísio Aguiar, herói da emancipação política de Cariré-CE

FOTO/ARQUIVO: Assembleia Legislativa do Ceará

Raimundo Elísio Frota Aguiar nascido aos 21 dias do mês de outubro de 1894, em Coreaú-Ceará. Em 1910 foi trabalhar no território do Acre. Em 1918 voltou ao Ceará. Com recursos que ganhou sendo seringueiro durante 8 anos, queria ser comerciante. Seu pai, Felinto Aguiar, morava em Massapê. Raimundo Elísio Aguiar era o primogênito dos 20 irmãos. Ele foi orientado pelo Sr.João Pontes, de Massapê, a situar-se numa localidade que estava surgindo à beira da estrada de ferro, chamada Cariré, estrada essa recentemente inaugurada. Logo que chegou foi ser comerciante e se destacou rapidamente. Entrou nos embates políticos e junto com outros comerciantes encabeçou a luta pela emancipação política de Cariré. Logrando, depois de muita luta, no dia 16 de setembro de 1929, a liberdade e a independência de Sobral, do qual Cariré era distrito.

Raimundo Elísio Aguiar foi eleito prefeito, depois interventor, na era Vargas, por 10 anos, ininterruptamente. Ainda hoje deixou sementes na política. Pai do atual prefeito de Cariré, Elmo Roberto Aguiar, o qual já foi vereador, vice-prefeito por duas vezes, presidente da Câmara Municipal de Cariré, duas vezes, e prefeito eleito por duas vezes. 

Hoje, Elmo Roberto Aguiar é o atuante prefeito do nosso Município, que continua passando por uma fase de progresso com várias obras estruturantes em andamento, além de realizar projetos, programas e ações sociais, educacionais e da saúde pública em prol do bem-estar da população de Cariré.