Secretaria da Educação de Cariré promove reunião com agricultores familiares do PNAE e equipe técnica

Reuniram-se nesta terça-feira (23/06), pela manhã, na sede da Secretaria da Educação, os profissionais envolvidos com a alimentação escolar do município de Cariré, juntamente com os agricultores cadastrados no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), com o objetivo de fortalecer as atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade, garantindo assim, produtos de melhor qualidade para a merenda escolar do município.

Na reunião estiveram presentes: Rangel Filho (nutricionista), Márcio Alves (tecnólogo em Alimentos),  o Sr. José Alves (responsável pela assessoria do Controle Interno da Prefeitura Municipal de Cariré), Clécio Moreira (médico veterinário da Secretaria de Agricultura de Cariré), Jonathan Vidal (zootecnista), Pedro Henrique Vasconcelos (médico-veterinário e coordenador da Vigilância Sanitária da Secretária da Saúde de Cariré) e o Sr. Virgílio Félix (assistente social e articulador do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos do Município). Todos os presentes tiveram sua participação no que diz respeito ao controle e à qualidade dos produtos oriundos da agricultura familiar. 

Foi abordado na reunião junto com os agricultores, pela equipe da Secretaria de Educação, o agendamento das entregas dos produtos, a qualidade das embalagens, assim como a rotulagem dos mesmos, contendo data de fabricação e validade, ingredientes utilizados na formulação, identificação e origem do produto. 

A equipe da Secretaria de Agricultura e de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré, representados pelos médicos veterinários e o zootecnista, esclareceram alguns pontos em relação aos produtos de origem animal, como o abate dos animais (Abatedouro Municipal), o SIM (Selo de Inspeção Municipal) e o fornecimento desses produtos, assim como a sua regularização junto à SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente).

Mini fábricas de processamento de laticínios e formulação de polpa de frutas
Muitos agricultores aproveitaram a oportunidade para tirarem algumas dúvidas com a equipe técnica presente e dividir alguns relatos de experiência positiva, como a articulação de uma mini fábrica de processamento de laticínios e outra de formulação de polpas de frutas.

Todos os presentes ressaltaram a excelente administração do Sr. prefeito municipal Antônio Martins e da primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Aguiar, que não medem esforços para fornecer uma melhor estrutura para os agricultores desenvolverem suas ações, com o propósito de trazerem uma merenda de qualidade para as escolas, promovendo uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública do nosso município, sendo estes representados pela entrega de 32% do repasse do PNAE até a presente data, na qual pede a obrigatoriedade de 30% do total. Por isso, que o município de Cariré é referência junto à assessoria do Controle Interno das prefeituras da região, sendo parabenizado e reconhecido pela equipe de assessoria da compra dos produtos.

AUTOR DO ARTIGO: 
Márcio Araújo AlvesTecnólogo em Alimentos e Licenciado em Química - Especialista em Ensino de Ciências: Química, Física e Biologia - Especialista em Docência na Educação Profissional nos níveis Básico e Técnico - Professor e Orientador de Estágio do Curso Técnico em Agroindústria da EEEP Francisco das Chagas Vasconcelos de Santana do Acaraú - Coordenador da Merenda Escolar da Prefeitura Municipal de Cariré.