Realizado com êxito o I Fórum Municipal de Participação Popular e Controle Social de Cariré/CE

FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE

Ontem (12), às 8h30min, foi realizado o I Fórum Municipal de Participação Popular e Controle Social, no auditório da Fábrica de Cultura, desta cidade. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré/CE, através da Secretaria da Saúde e em parceria com o Conselho Municipal da Saúde (CMS). Estiveram presentes à solenidade, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, diversos profissionais da saúde e representantes da sociedade civil. 

DIVULGAÇÃO


Conforme foi divulgado pelos organizadores do evento, "o controle social pressupõe um avanço na construção de uma sociedade democrática e que determina alterações profundas nas formas de relação do aparelho do Estado com o cidadão [...]; por meio do controle social crescente será possível garantir serviços de qualidade, pois a partir do momento em que o Estado deixa de participar, passando apenas a promovê-los e gerenciá-los, buscará ao mesmo tempo, o controle social direto e a participação da sociedade. Por este motivo Cariré se reúne hoje pela primeira vez, para discutir melhorias no controle social".





FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE

Como é de praxe, a abertura do fórum foi iniciada com a formação mesa de cerimonial de honra, a qual contou com as presenças do prefeito Antônio Rufino Martins, da primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, da secretária municipal da Saúde, Rita Luíza Braga Honorato, da secretária municipal das Finanças e Administração, Águida Martins, das representantes do Conselho Estadual da Saúde (CESAU): Maria Edilza Andrade da Silva e Rogena Weaver Noronha Brasil, do presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Francisco Douglas Farias, além do presidente da Câmara Municipal de Cariré, Doriedes Honório de Sousa.

Diversos oradores estiveram fazendo pronunciamentos, destacando-se pela ordem: o presidente do Conselho Municipal da Saúde de Cariré, Francisco Douglas Farias; a secretária municipal da Saúde, Rita Luíza Braga Honorato; a representante e assessora do CESAU, professora Rogena Weaver Noronha Brasil; o presidente da Câmara Municipal de Cariré, Doriedes Honório de Sousa. Todos teceram comentários sobre a importância da partcipação popular e do controle social na área da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população em geral, além da importância sobre a atuação dos membros que formam o Conselho Municipal de Saúde e dos Conselhos Locais de Saúde.

FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE

CONFIRA ABAIXO O PRONUNCIAMENTO DE DOUGLAS FARIAS:



@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
 

CONFIRA ABAIXO O PRONUNCIAMENTO DE RITA LUIZA HONORATO



@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
 

CONFIRA ABAIXO O PRONUNCIAMENTO DE ROGENA WEAVER BRASIL:



@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


CONFIRA ABAIXO O PRONUNCIAMENTO DE DORIEDES DE SOUSA:



@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


CONFIRA ABAIXO O PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO ANTÔNIO MARTINS:


CRÉDITOS DA GRAVAÇÃO & MONTAGEM DE AÚDIOS:
EDIÇÃO DE ÁUDIO: Jornalista/Radialista: Vicente J.Rodrigues
REPORTAGEM DE ÁUDIO: Radialista/Repórter: Luiz Neto


Logo em seguida, a assessora do Conselho Estadual da Saúde (CESAU) e professora-mestra da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), Rogena Weaver Noronha Brasil, ministrou a palestra central sobre a "Participação Popular e o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS)".

FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE






Após a palestra deu-se a formação dos grupos de trabalhos que fizeram suas propostas para melhoria da prestação de serviços no serviço público e a consequente melhoria na qualidade de vida da saúde da população em geral, cujas propostas foram baseadas em quatro Eixos Temáticos: Grupo I - Gestão Democrática, Grupo II - Conselhos Locais de Saúde, Grupo III - Controle Social, Grupo IV - Participação Popular. 

EDIÇÃO DE FOTOS & TEXTOS: