Prefeito Antônio Martins assina o Termo de Adesão de Cariré-Ce ao Selo UNICEF – Edição 2021-2024

📷 Primeira-dama Virgina Souza e o prefeito Antônio Martins exibem a assinatura do Termo de Adesão do Município de Cariré ao Selo UNICEF – Edição 2021-2024

O prefeito Antônio Martins, juntamente com a presidente do CMDCA Vladiane Silva de Oliveira, assinaram o Termo de Adesão ao Selo UNICEF – Edição 2021-2024. A cerimônia foi oficializada no Gabinete da Prefeitura de Cariré-CE e contou com as presenças da primeira-dama e presidente da Câmara Municipal de Cariré, Virgina Sousa Aguiar; secretária da STDS, Cláudia Gonçalves; secretária da Educação, Elvilema Tabosa; secretária da Saúde, Rayla Aguiar, além da articuladora do Selo UNICEF, Maria das Dores Freitas e da mobilizadora do NUCA, Guiomar Martins da Silva.

Assinatura do Termo de Adesão é o documento oficial de inscrição do município no Selo UNICEF — Edição 2021-2024 e que reafirma  o compromisso em fortalecer as Políticas Públicas que garantem os direitos das crianças e adolescentes de forma integral e integrada entre os setores da Educação, Saúde e Assistência Social. 



"Nesse momento tão importante para Cariré fortalecemos o compromisso do trabalho intersetorial com a parceria das secretárias municipais Cláudia Nascimento Gonçalves (Trabalho e Desenvolvimento Social), Maria Elvilema Feitosa Tabosa (Educação), Rayla Aguiar Portela (Saúde), além da articuladora local do Selo UNICEF,  Maria das Dores Freitas da Silva e da mobilizadora local do NUCA, Maria Guiomar Martins Silva, que estarão ligadas de forma direta nas ações desenvolvidas em nosso Município durante toda a edição do Selo UNICEF - Edição 2021-2024", foram as declarações da articuladora local do Selo UNICEF, Maria das Dores Freitas.


Obras da Central Municipal de Reciclagem (CMR) de Cariré são reiniciadas, após 2 anos paradas




Na manhã da última terça-feira (22/06) o Prefeito Antônio Martins esteve visitando a obra da Central Municipal de Reciclagem (CMR). Acompanhado dos secretários Cícero Amâncio (Infraestrutura), Roberto Kelson (Meio Ambiente) e do secretário adjunto do Meio Ambiente Sebastião Terto, o Prefeito Antônio Martins foi recebido pelo Dr. Felipe (Engenheiro Civil) e o Sr. Félix (Mestre de Obras), ambos da FT Construções, que é a empresa responsável pela conclusão da CMR, que estava parada há cerca de dois anos. Ressaltamos que a retomada dos serviços se deu após o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades realizar uma nova licitação. 



A Central Municipal de Reciclagem (CMR), que fica na Rua Isaias Machado Portela, após sua conclusão, irá compor juntamente com a Estação de Transbordo de Resíduos (ETR), localizada na Rodovia CE-253 (via Cariré - Alto Feliz), dos equipamentos de apoio na implantação da gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) em nosso município. 

📸 Antônio Rufino Martins, prefeito de Cariré-CE

O Prefeito Antônio Martins está pessoalmente empenhado em dar um novo rumo no que diz respeito ao tratamento adequado a estes resíduos. E para que isso venha acontecer muito em breve, o mesmo vem investindo na aquisição de equipamentos para o manejo correto do lixo, fazendo com que muito em breve o lixão, que fica a 6 km da cidade venha a fechar definitivamente e os resíduos coletados em Cariré terão como destino a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que fica na cidade de Sobral.

A CMR quando estiver em funcionamento irá receber os materiais propícios para reciclagem (papel, papelão, plásticos, metais e vidros). Todos serão separados conforme as Normas Brasileiras Regulamentadoras de reciclagem. A CMR também irá receber os resíduos chamados volumosos (móveis, eletro portáteis e eletrodomésticos velhos), bem como óleos de frituras, que devem ser entregues em garrafas bem fechadas. Além de dispor de local para o recebimento de lâmpadas, baterias e pilhas inservíveis.

Na CMR irão trabalhar os catadores e catadoras que fazem parte da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Município de Cariré (CATAMARÉ), que irão fazer a separação de todo os materiais recicláveis, depois enfardar e posteriormente vendê-los. Ressaltamos que a CMR será operada exclusivamente pelos catadores e catadoras associados junto a CATAMARÉ, fazendo com que essas pessoas que vivem na vulnerabilidade possam ter um local saudável e higiênico para trabalhar, não ficando mais expostos a riscos físicos ou de qualquer outra natureza.

Lembramos à população carireense, que a Central Municipal de Reciclagem (CMR), quando estiver em funcionamento não receberá o lixo comum, que continuará sendo coletado semanalmente pelo caminhão compactador e encaminhado para a ETR e, posteriormente, para a CTR em Sobral.

Na CMR serão recebidos somente os materiais recicláveis que deverão ser entregues voluntariamente pelos cidadãos ou coletados pelos associados da CATAMARÉ.

*** (Textos & Fotos enviados por: Roberto Kelson - Secretário do Meio Ambiente de Cariré)