Boletim da Câmara Municipal de Cariré


A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES PRESTANDO CONTAS COM SEU POVO!



Plenário da Câmara Municipal de Cariré  aprovou requerimento de autoria do vereador Doriedes Honório de Sousa, solicitando a construção de uma passagem molhada no Rio Acaraú


O Requerimento de Nº 01/2013, de autoria do vereador Doriedes Honório de Sousa, aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Cariré, tem o seguinte teor: 

"O vereador que este subscreve, com assento nesta Augusta Casa Legislativa e no uso de suas atribuições legais, requer que, após tramitação regimental e aprovação do plenário, seja remetido ofício ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando providências no sentido de construir uma passagem molhada no Rio Acaraú, especialmente na passagem que dá acesso às localidades de: Pedra Preta, Juriti, Barrocão, Canafístula, Batoque, Retiro e demais localidades da região, as quais ficam com dificuldades de se dirigirem à sede do município, durante a quadra invernosa. 

JUSTIFICATIVA 

Os motivos que fundamentam tal pedido são de extremos importantes, pois é do conhecimento comum dos moradores daquelas localidades, que a cheia do Rio Acaraú deixa muitas famílias com dificuldades de acesso à sede do município, aumentando a distância do percurso durante muitos meses do ano. Durante este período ficam aquelas famílias obrigadas, em muitos casos, a irem em busca de provimentos em municípios vizinhos, onde o acesso se torna mais fácil".


Comerciantes de Cariré (CE) se mobilizam para a criação de uma associação representativa da classe


Na sede do Centro de Convivência do Idoso, nesta cidade, recentemente, estiveram reunidos vários comerciantes, com o objetivo da criação de uma associação representativa da classe. Para ministrar a palestra e orientar os comerciantes locais sobre as etapas de criação da associação, esteve ministrando uma palestra informativa, o consultor do Sebrae-CE, economista José Sarto Correia Lima, assessorado por Nivaldo Lima, agente de Desenvolvimento / Sala do Empreendedor local.


Em sua palestra, o economista José Sarto Lima (na foto) disse aos comerciantes presentes ao encontro, que "a vantagem de se criar uma associação é poder agir legalmente em nome dela, movimentando recursos e firmando convênios com os órgãos públicos e outras instituições de financiamento, por exemplo. Uma associação é mais adequada para levar adiante uma atividade social ou de representação e/ou defesa de interesses dos associados".


Após a palestra de José Sarto, houve a formação do grupo fundador, o qual terá a missão de elaborar um plano de ação capaz de viabilizar a ideia e buscar novas  adesões  para  a entidade  em  criação, além de acumular novas  ideias  e  sugestões que poderão ser uteis e valiosas. Conforme afirmou o economista José Sarto Correia Lima, "após essa etapa, o passo seguinte é promover  nova  reunião  com  o  grupo fundador  (talvez  já  enriquecido  com novas  adesões), com a finalidade de preparar  edital  de  convocação  de pessoas  interessadas  na  fundação  da entidade,  determinando  dia,  hora  e local  da  assembleia  de  fundação. Designar  comissão  para  elaborar  o estatuto  social  da  nova  entidade,  para que o mesmo possa ser discutido e, se possível,  aprovado  pela assembleia de fundação".

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.