Castanhão deve chegar a 2,5% da capacidade em 2018

O clima seco não deve dar trégua no Ceará, durante o último trimestre de 2017. A ausência de chuvas vem baixando o nível dos reservatórios de abastecimento do Estado. O açude Castanhão pode chegar a 2,5% da capacidade no início de 2018, conforme projeções do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Atualmente, o açude tem apenas 3,97% da capacidade, segundo dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Para a Região Nordeste como um todo, o Grupo do Ministério indica que o volume hídrico armazenado diminuirá entre 2% e 5%, aproximadamente, ainda que as chuvas ocorram dentro da normalidade.

A probabilidade é de 40% de chuvas abaixo da média nos meses de outubro, novembro e dezembro, para toda a Região, de acordo com a previsão sazonal. Segundo o estudo, há possibilidade de 35% de chuvas dentro da média histórica e apenas 25% de chuvas acima da média. Também existe maior probabilidade de ocorrência de temperaturas acima da normal climatológica.

Cenas de barbárie se alastram com corpos mutilados em ruas de Fortaleza na guerra de facções criminosas

E a barbárie prossegue nas ruas de Fortaleza e da Região Metropolitana. Nas últimas 24 horas, ao menos, três corpos foram encontrados em via pública com sinais de crueldade. Vítimas são mortas e depois esquartejadas, decapitadas ou incendiadas. Muitas vezes, tudo isso ao mesmo tempo. A guerra declarada entre as facções criminosas virou um desafio que há muito tempo as autoridades do estado perderam. A Segurança Pública do Ceará está em xeque neste momento em que em alguns bairros o crime se alastrou e se tornou um pesadelo para os seus moradores.

Antes midiático, agora o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, delegado federal André Costa, pouco aparece na Mídia. Sua presença em público tem se restringido às solenidades de implantação do Batalhão Raio ou em operações policiais no Interior. Já compreende que o crime está avançando no Ceará e fica difícil dar uma boa explicação quando indagado pela Imprensa. No mesmo compasso em que aumentam as prisões de bandidos e as apreensões de drogas, também aumentam os índices dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs). Com mais de 460 homicídios em setembro, as taxas de homicídios dobraram em comparação ao ano passado. Até o dia 31 de setembro, o Ceará registrou 3.702 assassinatos. E o mês de outubro já começou “bombando”.

Viatura da Polícia Federal é vista nas ruas de Sobral nesta quarta-feira (04/09)

Uma viatura da Polícia Federal foi vista, nesta quarta-feira (4), na cidade de Sobral. Ainda não se sabe se o veículo tem ligação com o avião da PF que aterrizou no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, na semana passada.

CONVITE - Nesta quarta-feira, às 18h30, haverá a entrega da premiação dos profissionais do "Prêmio Escola Nota 10"


DIVULGAÇÃO: Secretaria da Educação de Cariré-CE

CONVITE - Nesta quinta-feira (05/10), às 7h10, será realizada a abertura da programação da "V Semana do Bebê de Cariré-CE"


DIVULGAÇÃO

Nesta quinta-feira (05/10), a partir das 7h10, será realizada a abertura da "V Semana do Bebê - Cariré cuidando da 1ª infância", que acontecerá durante o período de 05 a 13 de outubro. Pela programação previamente elaborada, amanhã (05/10), haverá a solenidade de abertura, com passeata dos bebês e gestantes, pintura de rosto, teatro de fantoche/contação de história. Saída: Mercado Central. Chegada: Secretaria de Educação.

Garota de 13 anos engravida após ser abusada sexualmente pelo pai e irmão, que já estão presos

A Polícia prendeu, em três dias, pai e filho, suspeitos de abusar sexualmente de uma adolescente de 13 anos, filha e irmã, respectivamente, deles. A jovem era abusada desde os oito anos de idade pelo pai, sob grave ameaça, relata o delegado Francisco Cavalcante, titular da Delegacia Metropolitana de Guaiúba, cidade da Grande Fortaleza onde moravam.

A jovem está grávida, resultado dos abusos sexuais praticados pelo irmão, que tem 19 anos, segundo o Conselho Tutelar de Guaiúba. Ele a abusava desde julho deste ano, apontam as investigações. A última vez, na madrugada desta terça-feira (3), de acordo com Francisco Cavalcante. A Polícia, então, passou a fazer buscas pelo suspeito, prendendo-o, ainda em flagrante, nesta manhã. Ele tentava fugir da cidade em uma topique.

O pai da jovem havia sido preso, preventivamente, pela Polícia Militar, no último sábado (30), a partir de um mandado de prisão expedido em 31 de maio último, pela juíza Ana Izabel de Andrade Lima, da Vara Única da Comarca de Guaiúba. Desde então, ele, que tem 32 anos, estava foragido. A denúncia chegou, anonimamente, ao Conselho Tutelar, que encaminhou o caso à Polícia Civil.

Pesquisa aponta que apenas 25% das mulheres cearenses acima dos 40 anos fazem mamografia

Vencer o medo do câncer de mama é a primeira batalha que as mulheres precisam empreender no Brasil. O tabu que envolve a doença que mais mata brasileiras faz com que o diagnóstico precoce não aconteça para mais da metade das pacientes. No Ceará, conforme o mastologista do Instituto do Câncer do Ceará, Ércio Ferreira Gomes, a cobertura de mamografia devia atingir 70% das mulheres saudáveis acima de 40 anos. No entanto, apenas 25% realiza o principal exame de diagnóstico dessa enfermidade.

O mastologista aponta que, apesar do aumento dos mamógrafos e da descentralização dos equipamentos no Estado, os médicos dos postos de saúde e do Programa Saúde da Família não estão prescrevendo o exame como deveriam.

Em discurso no centro do Rio, Lula se compara a Tiradentes

Em tom de campanha, debaixo de chuva, o ex-presidente Lula discursou, ontem, no centro do Rio, próximo às sedes da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Lula citou o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luiz Carlos Concellier Olivo, que se matou na segunda, após acusações feitas em operação da Polícia Federal que investiga desvio de recursos para projeto de educação à distância.

"Não tenho pretensão de me matar. Vou enfrentar. Já provei minha inocência. Quero que provem uma única culpa", disse Lula, complementando em seguida que seus opositores são responsáveis pela apressada morte de dona Marisa.

"Querem evitar que eu volte. Mas estou tranquilo", disse.