Em discurso no centro do Rio, Lula se compara a Tiradentes

Em tom de campanha, debaixo de chuva, o ex-presidente Lula discursou, ontem, no centro do Rio, próximo às sedes da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Lula citou o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luiz Carlos Concellier Olivo, que se matou na segunda, após acusações feitas em operação da Polícia Federal que investiga desvio de recursos para projeto de educação à distância.

"Não tenho pretensão de me matar. Vou enfrentar. Já provei minha inocência. Quero que provem uma única culpa", disse Lula, complementando em seguida que seus opositores são responsáveis pela apressada morte de dona Marisa.

"Querem evitar que eu volte. Mas estou tranquilo", disse.
O ex-presidente ainda fez referências a dois mártires históricos que tiveram mortes prematuras pelas suas biografias políticas: Getúlio Vargas e Tiradentes. Sobre Getúlio, disse que, assim como ele, morreu sendo acusado de ter um apartamento na zona sul carioca que não tinha. Já Tiradentes foi enforcado sem que conseguissem "acabar com os ideais libertários da população", segundo o ex-presidente.

"O Lula não é mais só o Lula. O Lula é uma ideia assumida por milhões de pessoas", disse ele, em evento promovido por centrais sindicais contra a privatização de estatais.

Ele disse que resistirá às "mentiras" da PF, Ministério Público e da imprensa e voltará, "com o povo trabalhador desse país", à Presidência em 2018.

A última pesquisa Datafolha, divulgada no domingo (1º), mostra que o petista tem entre 35% e 36% das intenções de voto e venceria todos os adversários no segundo turno. Lula se comparou a Tiradentes, dizendo que este também foi perseguido, mas que suas ideias permaneceram após sua morte. "Eles mataram a carne, mas não conseguiram matar as ideias libertárias". A um público formado principalmente por sindicalistas da CUT e de empregados de empresas estatais, Lula falou por cerca de meia hora, vestindo o jaleco laranja usado por funcionários de plataformas da Petrobras.

PERMALINK DA MATÉRIA ORIGINAL: 
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/em-discurso-lula-se-compara-a-tiradentes-e-cita-getulio-1.1830323

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.