CONVITE - Prefeito Antônio Martins convida a população de Cariré, para inaugurações de quadra esportiva e biblioteca pública municipal

FOTO/DIVULGAÇÃO: Gabinete do Prefeito Antônio Martins
O prefeito municipal de Cariré, Antônio Rufino Martins, estará inaugurando no dia 15 de agosto/2013, a partir das 18:00 horas a Quadra Coberta Esportiva Raimundo Nonato Ferreira (o popular "Manga"), a qual está localizada na Escola Infantil Maria José Rodrigues Ponte, no bairro do "Campo de Aviação". 

Já no dia seguinte, 16 de agosto/2013, a partir das 18:00 horas, o prefeito Antônio Martins estará inaugurando a nova Biblioteca Pública Municipal Antônio Adrião da Silveira, totalmente ampliada e reformada, com aquisição de centenas de volumes de livros da atualidade. Essa biblioteca pública está localizada em uma grande ala da Fábrica de Cultura de Cariré. 

Equipe de Saúde de Família de Tapuio promoveu a Semana do Aleitamento Materno, com dinâmicas educativas e desfile da "Miss Leite Materno"

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Ana Elza Fontenele Rocha





No dia 08 de agosto de 2013, a equipe de profissionais da Estratégia de Saúde da Família de Tapuio organizou um evento em comemoração à Semana do Aleitamento Materno, contando com a parceria da Secretaria da Saúde de Cariré e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. O evento foi constituído de várias ações voltadas para chamar a atenção e, ao mesmo tempo, conscientizar as gestantes e a população em geral da importância do aleitamento materno para o desenvolvimento psicomotor das crianças. Na ocasião foi realizada a entrega do "laço dourado", símbolo da amamentação, para todas as gestantes da comunidade de Tapuio e para os profissionais da saúde. 

Em seguida, as gestantes fizeram uma caminhada pelas ruas da comunidade, exibindo cartazes ilustrativos e balões, acompanhadas por músicas simbólicas relacionadas ao amor materno. Logo após, todas as gestantes se reuniram no salão do PETI, onde foram realizadas as dinâmicas educativas, como perguntas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os 06 meses de vida, formulação, pelas gestantes, de frases criativas sobre o leite materno, encenação sobre a forma correta de amamentar, atividades lúdicas envolvendo música, dança e desfile das grávidas, na qual foi escolhida a Miss Leite Materno. 
Todas essas ações foram acompanhadas de premiações para as participantes, visando estimular a participação em grupos locais de educação e saúde, e engajá-las na rede de atenção básica à saúde do município.

Vale ressaltar a participação  e apoio da vereadora Lucy Ximenes, que esteve presente em todos os momentos, e da secretária da Saúde de Cariré, Rita Luiza Braga Honorato, que também participou do evento e contribuiu com belíssimas palavras sobre a riqueza do ato de amamentar. 

O evento teve uma boa repercussão na cidade e serviu de mola propulsora para que outras atividades educativas inovadoras se propaguem em todo o território da Estratégia de Saúde da Família de Cariré, envolvendo também outros grupos populacionais e contemplando outras necessidades.


AUTORA DA MATÉRIA:
Ana Elza Fontenele Rocha - enfermeira do Programa Saúde da Família.








FOTO/ARQUIVO:Cariré em Revista

Secretaria Municipal da Saúde de Cariré e a Coordenação de Atenção Básica promovem hoje (13), às 13:00 horas, a 1ª Reunião do PMAQ e PSE, no auditório da Fábrica de Cultura

FOTOS/REPRODUÇÃO: REDE WEB


A Secretaria Municipal da Saúde de Cariré, juntamente com a Coordenação da Atenção Básica, promoverá hoje (13/08), a 1ª Reunião de Atividades do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade das Equipes de Atenção Básica e Saúde Bucal (PMAQ) e Programa Saúde na Escola (PSE), a qual será realizada no auditório da Fábrica de Cultura, a partir das 13:00 horas.

Os profissionais da área de saúde que deverão participar da referida reunião, são os seguintes: médico, enfermeiro/a, cirurgião-dentista, auxiliar de enfermagem, auxiliar em saúde bucal e agentes comunitários de saúde.