De 20 a 30 de janeiro será realizada em Cariré, a Semana Municipal da Hanseníase. Secretaria da Saúde cumprirá extensa programação

FOTO:REPRODUÇÃO WEB


Tem inicío nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro, a Semana Municipal da Hanseníase, a qual se estenderá até o dia 30 de dezembro, com uma extensa programação que já foi previamente elaborada pela Secretaria da Saúde de Cariré, tendo à frente o dinâmico mestre em Saúde Pública, dr. Francisco Rosemiro Guimarães, contando com apoio de uma equipe bem treinada e capacitada, com o objetivo de combater e erradicar o terrível mal da Hansen em nosso meio.

PROGRAMAÇÃO
TRATAMENTO
O tratamento da Hanseníase é gratuito e pode durar de 6 a 12 meses. O serviço é oferecido na rede de Atenção Básica do Município. Ao tomar a primeira dose do medicamento, a pessoa deixa de transmitir a doença. Portanto, quem tem Hanseníase não precisa se isolar do convívio social, mas deve ser disciplinado no tratamento, tomando toda a medicação.

COORDENAÇÃO
A Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase atua em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde e Unidades de Saúde. O objetivo é desenvolver estratégias para detectar precocemente os casos de hanseníase e encaminhá-los para tratamento, garantindo a cura e evitando a propagação da doença.

Os agentes comunitários fazem visitas domiciliares nos bairros e estão capacitados para divulgar informações sobre o assunto e identificar os sinais e sintomas da doença. Os casos suspeitos são encaminhados às unidades do Programa Saúde da Família. Os agentes também visitam os pacientes em tratamento.

O tratamento é demorado e exige a dedicação do paciente. Com a primeira melhora aparente os pacientes abandonam o tratamento e deixam de tomar a medicação. Para evitar que isso aconteça, os agentes de saúde auxiliam no acompanhamento de pacientes, verificando a evolução da doença e orientando sobre a importância de terminar o tratamento, que dependendo do caso, pode durar até dois anos.

O QUE É A HANSENÍASE?
É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que atinge a pele e os nervos, causando incapacidades físicas que podem ser agravadas, dependendo da demora no diagnóstico. Os principais sintomas são manchas brancas ou avermelhadas dormentes, dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés, partes do corpo com formigamento ou dormência, caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, nas mãos, nas pernas e nos pés.

Coordenação Municipal do Plano Brasil Sem Miséria esteve reunida e já elaborou calendário de reuniões nas localidades e distritos de Cariré

FOTO:COORDENAÇÃO MUNICIPAL DO PLANO BRASIL SEM MISÉRIA


Na última terça-feira, dia 17 de dezembro, o coordenador local do Plano Brasil Sem Miséria, Douglas Farias, reuniu toda a Comissão Municipal do referido Plano, composta por Mirna Morais Aguiar, coordenadora municipal do Programa Bolsa Família, Idelária Chaves, representante da Secretaria da Educação, Benedita Tatiane Liberato, representante da Secretaria da Saúde e Lucinez Teles, representante da Secretária da Agricultura, com o objetivo de elaborar um calendário de reuniões nas comunidades do Município de Cariré, para debater vários assuntos sobre o Plano Brasil sem Miséria, o Programa Bolsa Família e condicionalidades, saúde e educação. Na ocasião, foi elaborado o seguinte calendário:


FONTE: COORDENAÇÃO MUNICIPAL DO PLANO BRASIL SEM MISÉRIA

Programa "União Para Todos" promoveu a cerimônia de casamentos coletivos civis em Boa Esperança

FOTOS: VICENTE J.RODRIGUES
Como parte do Programa "União Para Todos", foi promovida pela Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, a cerimônia de 25 casamentos coletivos civis na localidade de Boa Esperança.



O ato solene foi oficializado pelo juiz de paz José Maria Rocha, auxiliado pela oficiala do Cartório de Registro Civil de Arariús, Maria Epifânia Araújo. Por sua vez, a primeira dama e secretária da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, dra. Virgina Souza Aguiar, esteve presente ao evento, representando o prefeito municipal Antônio Martins.

Por ocasião do evento aconteceram os enlaces matrimoniais entre famílias de José Carlito de Sousa que casou-se com Vanusa Silva Lucas, os quais são pais da noiva Ana Flávia Lucas Souza, que casou-se no civil com Bejisom Alves de Souza. Outro casamento entre famílias foi o do casal José Pereira da Silva, que casou-se com Maria Helena Alves da Silva, os quais são genitores da noiva Francisca Maria Silva Nascimento, que casou-se com Francisco Sérgio Souza Bezerra.