FOTO:REPRODUÇÃO WEB
Tem inicío nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro, a Semana Municipal da Hanseníase, a qual se estenderá até o dia 30 de dezembro, com uma extensa programação que já foi previamente elaborada pela Secretaria da Saúde de Cariré, tendo à frente o dinâmico mestre em Saúde Pública, dr. Francisco Rosemiro Guimarães, contando com apoio de uma equipe bem treinada e capacitada, com o objetivo de combater e erradicar o terrível mal da Hansen em nosso meio.
TRATAMENTOPROGRAMAÇÃO
O tratamento da Hanseníase é gratuito e pode durar de 6 a 12 meses. O serviço é oferecido na rede de Atenção Básica do Município. Ao tomar a primeira dose do medicamento, a pessoa deixa de transmitir a doença. Portanto, quem tem Hanseníase não precisa se isolar do convívio social, mas deve ser disciplinado no tratamento, tomando toda a medicação.
COORDENAÇÃO
A Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase atua em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde e Unidades de Saúde. O objetivo é desenvolver estratégias para detectar precocemente os casos de hanseníase e encaminhá-los para tratamento, garantindo a cura e evitando a propagação da doença.
Os agentes comunitários fazem visitas domiciliares nos bairros e estão capacitados para divulgar informações sobre o assunto e identificar os sinais e sintomas da doença. Os casos suspeitos são encaminhados às unidades do Programa Saúde da Família. Os agentes também visitam os pacientes em tratamento.
O tratamento é demorado e exige a dedicação do paciente. Com a primeira melhora aparente os pacientes abandonam o tratamento e deixam de tomar a medicação. Para evitar que isso aconteça, os agentes de saúde auxiliam no acompanhamento de pacientes, verificando a evolução da doença e orientando sobre a importância de terminar o tratamento, que dependendo do caso, pode durar até dois anos.
O QUE É A HANSENÍASE?
É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que atinge a pele e os nervos, causando incapacidades físicas que podem ser agravadas, dependendo da demora no diagnóstico. Os principais sintomas são manchas brancas ou avermelhadas dormentes, dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés, partes do corpo com formigamento ou dormência, caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, nas mãos, nas pernas e nos pés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.