Estudante e professor da Escola Marieta Cals de Cariré são homenageados pelo governador do Ceará

Reconhecer o trabalho do professor e o esforço do aluno dedicado deve ser um hábito na rotina escolar. Assim, a EEM Dona Marieta Cals sente-se honrada pela homenagem prestada pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da educação Idilvan Alencar ao aluno José Tiago Mota Crispim e ao professor Mestre Francisco Fagner Portela Aguiar (representado pelo professor Mestre Fabrício Veras dos Santos) pela conquista da medalha de prata na OBFEP.

Ver a bandeira da escola, pela segunda vez, evidenciada por um aluno medalhista nos enche de orgulho e dá certeza de que estamos cumprindo com nossa missão de proporcionar uma educação gratuita e de qualidade.

É importante, no entanto, salientar que tal conquista teve início com a iniciativa de um jovem professor – também oriundo de escola pública – Manuel Leonardo, que em 2015 dedicou parte das suas folgas das férias e alguns sábados para preparar nossos alunos para a OBFEP. Já de primeira, tivemos uma medalha (também de prata), conquistada pelo aluno Benício Araújo Azevedo. 
Portanto, queremos agradecer a todos os profissionais da educação pública que têm a ousadia de sonhar grandes sonhos e de pôr em prática projetos como este que nos fazem acreditar que é possível fazer educação pública com qualidade e motivar nossos alunos para a pesquisa e a vida acadêmica.
Maria do Livramento Dias de Oliveira
Diretora da Escola Marieta Cals

AO VIVO: TSE dá início ao julgamento que pode cassar a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer

Brasília. O julgamento do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer teve início hoje. O presidente Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, marcou quatro sessões para analisar o processo. Na ação, o PSDB pede a cassação da chapa que disputou e venceu as eleições presidenciais de 2014, alegando que há irregularidades na prestação de contas.

Um bandido morto e outro ferido numa tentativa de assalto no Centro de Sobral

Sobral - No início da noite, desta segunda-feira, 3, o clima de medo tomou conta das pessoas que transitavam nas proximidades do cruzamento da Avenida Diogo Gomes com a Rua Jornalista Deolindo Barreto, no Centro de Sobral, no Norte do Estado. Vários disparos foram ouvidos, enquanto as pessoas corriam para buscar abrigo. Segundo uma mulher, que passava pelo local, “ foi tudo muito rápido. Acho que foram dados uns quatro ou cinco tiros. E depois, os dois homens estavam no chão. Um ficou ferido e o outro morreu, ali, na calçada”, disse a dona de casa que não quis se identificar.

Assalto

De acordo com o cabeleireiro, Paulo Pereira, dois homens chegaram nas motos modelo Yamaha, de placa NRB 7362, de Sobral,e modelo Honda, de placa OCH- 0149, de Massapê, e entram no estabelecimento dele se passando por clientes, quando anunciaram o assalto. No momento, só havia no salão um cliente não identificado, sendo atendido. Segundo o proprietário do salão, “de imediato, ele já foi tirando a arma e dizendo que era um assalto. Os dois levaram celular, dinheiro e outros pequenos objetos que eu tinha no salão. Foi tudo muito rápido. Quando eles saíram, eu só ouvi os tiros, corri para fora do salão mas não vi mais nada. Só os dois no chão”, disse e finalizou. Eu nunca tinha sido assaltado. A gente trabalha tanto para ter as coisas e chegam esses maus elementos para levar o que temos. Como aconteceu na rua, eu não quero fazer nenhum B.O., mas a insegurança fica”.

Ceará fecha o 1º trimestre com 976 assassinatos. Capital teve 375 homicídios

0 mês de março registrou em todo o estado do Ceará, nada menos, que 358 Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs). São os casos de homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais que resultaram em óbitos.

Os índices apontam que houve um aumento da ordem de 13,2 por cento em comparação a março de 2016. E no acumulado do ano, o primeiro trimestre de 2017 somou 976 assassinatos. No entanto, em três das quatro regiões avaliadas houve queda de índices se comparado com março de 2016.

Somente em Fortaleza, foram registrados 162 homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte nos 31 dias de março. Na Região Metropolitana de Fortaleza, foram 82 casos. Já no Interior, a região Norte teve 48 casos e a Sul, 66.

Febre amarela: Estado do Rio tem terceira morte

RIO - A Prefeitura de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, confirmou, nesta terça-feira, uma morte por febre amarela na cidade. Um homem de 33 anos, que estava internado no Hospital São José do Avaí, morreu no último dia 26 de fevereiro. Um exame feito no Laboratório Noel Nutels, no Rio, indicou a doença como causa do óbito.

Por meio de seu perfil no Facebook, a Secretaria de Saúde de Itaperuna informou que a vítima morava em Porciúncula, também no Norte Fluminense. Leia na íntegra:

Reforma da Previdência: Governo desiste da idade de 65 anos para mulheres se aposentarem

O vai e vem da reforma previdenciária. O Governo Federal tenta criar uma sintonia com a base aliada para acelerar a votação da PEC 287 que institui novas regras para a concessão de aposentadoria e pensões. O Palácio do Planalto quer aprovar as mudanças ainda neste primeiro semestre, mas, entre aliados e, especialmente, opositores, a PEC pode ficar para o segundo semestre. Para diminuir a rejeição ao projeto, o Governo, segundo reportagem do Jornal Valor, edição desta terça-feira, desistiu de igualar a idade de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem.

Com mais divergências, o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA) adiou para a próxima semana, dia 12, a apresentação do relatório na comissão especial que discute o tema.

TSE começa hoje julgamento de cassação da chapa Dilma-Temer por abuso de poder político e econômico em 2014

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia hoje o julgamento mais importante de sua história. Pela primeira vez, a corte eleitoral terá a missão de analisar um pedido de cassação de uma chapa presidencial eleita em 2014, tendo como vencedores a petista Dilma Rousseff e o peemedebista Michel Temer. Com base em um processo com mais de 6 mil páginas, condensado em um relatório de pouco mais de mil, o ministro Herman Benjamim pedirá a cassação da chapa.

Herman analisa a acusação de que a chapa PT-PMDB eleita em 2014 praticou abuso de poder político e econômico. O atual relator assumiu em agosto do ano passado no lugar da antecessora, Maria Thereza de Assis Moura, que terminou seu mandato no TSE sem concluir o processo.